quarta-feira, 1 de julho de 2009

Eudes discute fortalecimento da Economia Solidária na região do Cariri


O deputado federal Eudes Xavier (PT-CE) participou na última sexta-feira (26.06), na cidade do Crato, da audiência pública que discutiu a criação do marco legal da Economia Solidária naquele município.

O debate contou com a participação do Presidente da Câmara de Vereadores, José Helder; da vereadora petista Mara Guedes, do secretário geral do PT Ceará, Antônio Carlos; do coordenador do Território da Cidadania do Cariri, Pedro Lobo,; do representante da Conab, Raimundo Cândido; da representante da Fetraece, Zildete Costa e do representante da ACB, Jorge Pinho. O encontro aconteceu na Câmara Municipal do Crato.

Durante o debate, o deputado Eudes Xavier falou sobre os objetivos da Economia Solidária, lembrando que a valorização do trabalho vem em primeiro lugar. “Na Economia Solidária, buscamos sempre valorizar o ser humano. Não temos como foco principal a questão do capital”, explicou o parlamentar. Eudes Xavier também destacou os projetos de lei 4622/04 do deputado Pompeu Mattos, que altera a lei nº 5.764, de 1971, para a fixação do conceito da modalidade operacional das cooperativas de trabalho.A outra lei, 93/2007, da deputada federal Luiza Erundina, que estabelece a criação do Segmento Nacional de Finanças Populares e Solidárias, foi detalhada pelo parlamentar. Eudes Xavier lembrou que, nesse aspecto, o Ceará tem sido exemplar, com a decisão do governo de financiar mais de 22 bancos comunitários. Já em Fortaleza, segundo o deputado petista , estão em pleno funcionamento 2 bancos, o Palmas e o RioSol, que adotaram suas próprias moedas. O deputado anunciou ainda a criação de um terceiro banco comunitário em Fortaleza, desta vez para atender a comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz. Eudes Xavier aproveitou para falar sobre os motivos do seu engajamento na luta pelo fortalecimento da Economia Solidária: “ Foi esse segmento que me fez deputado federal e eu não poderia deixar de lado esse tema que é tão importante para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, que sempre lutamos construir. Os bancos oficiais visam apenas o lucro, esquecendo do social. A Economia Solidária não vê o ser humano com um ser econômico, mas sim um ser integral, o ser social “, explicou.

Seminário

No sábado (27.06), também na Câmara Municipal do Crato, o deputado Eudes Xavier participou do I Seminário de Economia Solidária e Desenvolvimento Local do Território do Cariri. O encontro, onde foi discutida a importância da Economia Solidária, contou com a participação de representantes de Juazeiro, Crato, Barbalha, Salitre, Nova Olinda e Jardim.



Um comentário:

  1. Tenho que reconhecer que esse parlamentar tem sido bastante atuante, precisamos de politicos assim.

    ResponderExcluir