segunda-feira, 20 de julho de 2009

Une tem novo presidente.


Augusto Chagas é o novo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Ele foi eleito com 71,8% dos votos, concorrendo com outros sete candidatos. A eleição da nova diretoria encerrou o 51º Congresso Nacional da entidade, neste domingo (19), em Brasília. Para o novo presidente, os próximos dois anos serão marcantes para o País em função das eleições presidenciais que decidirão qual o projeto de desenvolvimento que a sociedade irá escolher para o Brasil.
Augusto foi eleito com 71,8% dos votos/Foto: Roque Jr.
Em sua primeira fala como presidente, Augusto Chagas, disse que as eleições de 2010 exigirá da entidade um papel importante nas mobilizações do movimento estudantil na luta por um governo mais justo, comprometido com um projeto que vise uma nação mais soberana e desenvolvida.
Lúcia Stumpf, que deixou a presidência da entidade, confirmou as palavras do seu sucessor. Além da pressão para a aprovação do projeto de lei de Reforma Universitária da UNE no Congresso Nacional, outro ponto importante é a participação dos estudantes nas eleições em 2010, com o objetivo de mobilizar a todos para a vitória de um projeto que garanta mais investimentos para educação do país.
A nova diretoria, composta por 85 membros, sendo 17 da Executiva Nacional, congrega todas as tendências políticas do movimento estudantil. É que a formação da diretoria obedece a regra da proporcionalidade. A chapa que recebe o maior percentual de votos elege o presidente e ocupa os cargos em número correspondente ao percentual de votos recebidos. Votaram 3.001 delegados.
O novo presidente foi eleito pela chapa "Avançar nas mudanças" formada pelas forças Juventude Popular Socialista (JPS), Kizomba, Mudança, Mutirão e União da Juventude Socialista (UJS)
Mulheres unidas
Durante a votação, as mulheres candidatas tiveram espaço para se manifestar sobre a questão de gênero. As candidatas chamaram atenção para a necessidade de mais debate sobre o assunto e da incorporação dos homens nessa discussão. Segundo elas, a construção de uma sociedade igualitária é responsabilidade de todos e todas.
As mulheres também lembraram que são maioria na sociedade e no ensino superior e por isso, devem ocupar mais espaço de poder. Para construir uma sociedade igual, elas sabem que precisam ocupar espaço de poder. E conclamaram as companheiras a participar mais da luta e dos eventos políticos.
Os discursos incluíram ainda questões específicas, como a necessidade de creche nas universidades. E o combate a toda forma de agressão física, moral e sexual contra a mulher.
Quem é
Augusto Chagas, 27 anos, é paulista de Americana, aluno do curso Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo (USP). Começou a militar aos 19 anos, quando cursava Sistemas de Informação na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de Rio Claro, e integrou a chapa que concorreu ao Diretório Acadêmico (D.A.) da universidade.
A chapa que tinha Chagas como presidente foi vitoriosa naquele ano, de 2001. No ano seguinte, presidiu o D.A. da UNESP/Fatec. Foi eleito presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo por dois mandatos consecutivos (2005-2007, 2007-2009).
De Brasília
Márcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário