quarta-feira, 29 de julho de 2009

EUA criam programa para conter suicídio de Marines

Sargentos e cabos do Corpo de Marines dos Estados Unidos receberão treinamento adequado para conhecer detalhes íntimos de seus subordinados, com o objetivo de prevenir o crescente número de suicídios entre eles, informou nesta terça-feira (28) o diário americano USA Today.
Segundo fontes militares citadas pelo periódico, até o dia 16 de julho, pelo menos 30 soldados da corporação optaram por tirar a vida, uma cifra que ameaça superar os 42 casos reportados em 2008.Além das mortes confirmadas, quase 60 marines tentaram se matar, enquanto mais de uma centena fez alguma tentativa de suicídio em 2008, indica o jornal americano de maior circulação nacional (cerca de dois milhões de cópias diárias).

De acordo com o sargento James Dinwoodie, é preciso desenvolver a sensibilidade nos militares que sofrem problemas emocionais derivados das ocupações do Iraque e do Afeganistão.
Em certas ocasiões devemos fazer coisas desse tipo, disse Dinwoodie em um vídeo promocional do programa anti-suicídios.
O próprio material mostra declarações do chefe do Corpo de Marines, o general James Conway, pedindo apoio para jovens militares, que apresentam estresse pós-traumático em consequência das guerras.
As bombas da resistência, as mortes de companheiros e o assassinato de civis inocentes afetam os envolvidos nos cenários bélicos iraquiano e afegão, afirmam os psicólogos.
Este ano, o Pentágono admite a perda por suicídio de 88 militares, o que representa uma taxa de 20,2 para cada 100 mil militares, superior à táxa média nacional de 19,9 nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário