terça-feira, 21 de julho de 2009

Ainda tem gente que pergunta pela Fortaleza Bela?












Hospital da Mulher: Saúde do trabalhador em destaque no canteiro de obras

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids), doenças respiratórias, ergonomia, perda auditiva, cânceres de próstata, ginecológico e mama. Esses são os principais assuntos que ganharão destaque ao longo desta semana no canteiro de obras do Hospital da Mulher. Ao fim do expediente, está programada uma roda de palestras e debates a cada dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. As palestras, dirigidas aos trabalhadores da obra, ocorrem entre as 16h e 16h50 e seguem até sexta-feira (24). O evento integra o conjunto de ações afirmativas realizada pela Coordenação do Projeto Hospital da Mulher de Fortaleza. Desta vez, em parceria com a Planova – Planejamento e Construções S/A, empresa responsável pela construção do hospital.

Hoje (terça-feira), é a vez de uma conversa sobre as doenças respiratórias relacionadas ao trabalho, guiada pelo coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Antônio Silva Lima, que também está à frente do grupo municipal de prevenção ao vírus H1N1, responsável pela transmissão da Influenza A, mais conhecida como gripe suína.

A quarta-feira será dedicada à discussão sobre como prevenir-se dos cânceres de próstata, colo do útero e mama. Ergonomia e perda auditiva serão as temáticas a serem debatidas na quinta-feira. O enceramento da Sipat ocorrerá na sexta-feira.

Essa não é a primeira vez que ações afirmativas desta natureza são realizadas no canteiro de obras do Hospital da Mulher. No primeiro semestre de 2009, já foram realizadas atividades como vacinação anti-tetânica e palestra sobre primeiros-socorros e prevenção de acidentes de trabalho. As 10 mulheres pedreiras que compõem o quadro de cerca de 150 trabalhadores atualmente na obra também recebem atenção especial em se tratando de saúde da mulher, com os devidos encaminhamentos à rede de atenção básica.

Serviço:
As palestras e debates ocorrem no próprio canteiro de obras (avenida Lineu Machado, 144 – Jóquei Clube – esquina com avenida Carneiro de Mendonça), entre as 16h e 16h50min, até a próxima sexta-feira (23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário