domingo, 7 de junho de 2009

Vítimas e destroços encontrados são do avião da Air France

A Marinha e a Aeronáutica confirmaram o resgate de mais três corpos na região onde estão concentradas as buscas pelos passageiros do Airbus A 330 da Air France, desaparecido desde a noite do último domingo (31). Outros corpos estão sendo recolhidos no mar.

A Marinha e a Aeronáutica confirmaram há pouco ter resgatado mais três corpos na região onde estão concentradas as buscas pelos passageiros do Airbus A 330 da Air France, desaparecido desde a noite do último domingo (31). Ainda não há previsão de quando os corpos chegarão a Recife (PE), onde especialistas tentarão identificá-los.

Segundo oficiais dos Centros de Comunicação Social das duas Forças, outros corpos já foram avistados boiando em meio ao Oceano Atlântico e estão sendo retirados do mar por tripulantes da corveta Caboclo, a mesma que, sábado (6), localizou e resgatou as duas primeiras vítimas. O sexo dos mortos encontrados hoje ainda não foi divulgado, mas os militares prometem anunciar mais detalhes durante entrevista agendada para as 19h de hoje.
O capitão de fragata Giucemar Cardoso Tabosa, do Centro de Comunicação Social da Marinha, também não soube precisar a hora em que os três corpos foram localizados, mas durante entrevista concedida há pouco, na sede do Cindacta-III, em Recife, ele explicou que a fragata Constituição, que retornava a Fernando de Noronha com os dois corpos localizados ontem, voltou ao encontro da corveta a fim de reunir todos os mortos.
“Confirmado que a corveta tinha encontrado os três corpos, as autoridades consideraram mais apropriado que a Constituição voltasse. Isso certamente atrasou um pouco a chegada da Constituição a Fernando de Noronha”, disse o capitão Cardoso, explicando que a fragata Constituição já se dirige a Fernando de Noronha e que, sem a embarcação na área, a logística para o transporte das vítimas que forem recolhidas a partir desta manhã terá que ser replanejada.
Além dos corpos vistos hoje, também foram avistadas partes da asa do avião, telas de LCD do sistema de entretenimento, máscaras de oxigênio e outros objetos, incluindo diversas poltronas que, segundo os oficiais, pertencem ao avião que fazia o voo 447, já que têm a logomarca da Air France.
Todo os itens da aeronave que forem recuperados serão levados a Recife e colocados à disposição das autoridades francesas responsáveis por apurar as causas do acidente.
A Airbus, empresa fabricante da aeronave, já confirmou à Air France que o assento resgatado ontem pertence a um avião do mesmo modelo do desaparecido, embora não haja como precisar se o mesmo que fazia o voo 447. A identificação da poltrona foi possível graças ao número de série.
Para o tenente Henry Munhoz, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, já não há mais dúvidas quanto a origem dos destroços. “Todas as partes que estão sendo encontradas fazem parte do avião acidentado. Esta dúvida não existe mais. Os corpos são das pessoas que estavam a bordo deste voo.”
Os oficiais negaram que um corpo tenha sido avistado preso a um assento e confirmou que havia um notebook (computador pessoal portátil) dentro da pasta de couro recolhida ontem. Para não criar expectativas, a Aeronáutica só divulgará às famílias das vítimas a relação de objetos pessoais que forem encontrados.
Com o sucesso das buscas, a Marinha e a Aeronáutica ampliaram o raio da área de trabalho. “A cada novo achado necessitamos aumentar a área de buscas, que não é fixa e vai se ampliando conforme o necessário”, explicou o capitão Tabosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário