quarta-feira, 24 de junho de 2009

AL discute em audiência papel do Estado na educação

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou nesta segunda-feira, 22, à tarde, nos auditórios 1 e 3 do Complexo das Comissões Aquiles Peres Mota, audiência pública para discutir o papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade, ação da Conferência Nacional de Educação 2010.

O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, deputado Artur Bruno (PT), que solicitou o debate, ressaltou sua importância em todos os âmbitos da educação, da infantil a profissional. "Falta ao Ceará um fórum que articule globalmente esse debate e discuta com todos os atores da educação pública, professores, família, alunos. Com esse fórum permanente, as avaliações da educação terão maiores resultados", afirmou o parlamentar.

A coordenadora da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Educação, Carmesita Passos, destacou o objetivo do evento, lembrando que os municípios do Estado estarão realizando seus debates e enviarão seus resultados para a comissão. "Estaremos recebendo as propostas e reclamações dos municípios no dia 14 de agosto, para prepararmos o documento oficial que será enviado à comissão da Conferência Nacional", explicou ela.

Durante o debate, a professora Sofia Lerche, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), contextualizou o papel do Estado na educação por meio da Constituição e suas mudanças já sofridas, que serviram de base para a discussão. O diretor presidente do Centro de Tecnologia (Centec), Samuel Brasileiro, defendeu o problema da educação, não só como de regulação, mas também, como vontade política. "A educação profissional sequer é um direito. Não pensar nela é desassistir grande parte da população", pontuou ele.

A coordenadora da Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, Inês Mamede considerou o momento de extrema importância: "estamos construindo o Sistema Nacional de educação". Ela ainda reclamou ao Estado a obrigatoriedade e o financiamento da educação Infantil, "a criança de 0 a 5 anos está num período de evolução rápida, onde a oralidade e a escrita estão sendo desenvolvidas".

Estiveram presentes na audiência a coordenadora da Célula de Ensino Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Socorro Osterne e a professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Josete Sales. (LA/AF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário