segunda-feira, 22 de junho de 2009

Unilab confirma os 5 primeiros cursos de graduação










Agronomia, Administração, Enfermagem, formação de professores nas áreas de Ciências Exatas e Humanas e, Energias Renováveis e Não Renováveis.

Estes são os 5 primeiros cursos de graduação que a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) vai ofertar em seu primeiro vestibular. No total, são 350 vagas, 70 para cada curso. Os países africanos que integram a Unilab, (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) terão cinco vagas cada um. Essa definição saiu das discussões realizadas durante um seminário em Fortaleza. Para o deputado federal Eudes Xavier, relator do projeto que cria a Unilab na Comissão de Trabalho e Finanças da Câmara Federal, este é um importante passo para a concretização da universidade no município de Redenção, a 58 quilômetros de Fortaleza. Segundo ele, é o começa da estruturação oficial da Unilab. Esses dados serão oficializadas em uma nova reunião, que deve acontecer no próximo dia 25, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

O vestibular para formação das primeiras turmas será composto por uma prova objetiva de 60 questões baseada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de uma redação. De acordo com o presidente da comissão de implantação da Unilab, Paulo Speller, as provas acontecerão já em outubro deste ano e serão realizadas, ao mesmo tempo, em todos os países que compõem a instituição. As aulas estão previstas para começar no início de 2010. Já o concurso para seleção de professores e servidores deverá ser realizado logo após a aprovação do projeto de lei da Unilab no Congresso Nacional, conforme informação da secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Bucci.
De acordo com o deputado federal Eudes Xavier, no momento, o projeto da Unilab está em tramitação na comissão de finanças e tributação na Câmara , onde deve ser votado na primeira semana de julho. Após esta votação, o projeto será apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O passo seguinte será a votação no Senado e sanção do presidente da República para a criação da universidade.

Um comentário:

  1. Parbéns para esse deputado que vem atauando de forma competente. Parece que é de boa sfra

    ResponderExcluir