terça-feira, 23 de junho de 2009

O trabalho continua para desespero de uma minoria .













Ao todo, cerca de 340 obras foram executadas no primeiro mês de serviços da Operação.

Importantes corredores de transporte da cidade, as avenidas Dedé Brasil, Duque de Caxias, Leste-Oeste (Presidente Castelo Branco) e Perimetral são exemplos de locais que recebem intervenções da Operação Tapa-Buracos. Além desses locais, as ruas do entorno da Praça Portugal e o calçadão da Beira-Mar também foram beneficiados. Ao todo, cerca de 340 obras foram executadas no primeiro mês de serviços da Operação. Entre os serviços estão recuperação de pavimento e reparos no sistema de drenagem, realizados pelas Secretarias Executivas Regionais (SERs), além da produção e da aplicação de massa asfáltica, executadas pela Usina de Asfalto de Fortaleza. No total, a Usina já produziu e aplicou cerca de 7 mil toneladas de asfalto.

Os moradores de pelo menos seis bairros na área da Regional I, Monte Castelo, Moura Brasil, Vila Velha, Barra do Ceará, Álvaro Weyne e Carlito Pamplona já foram beneficiados com a Operação. Os trabalhos melhoraram a qualidade de vias importantes como a Dr. Themberge, Av. Tenente Lisboa, Av. Pasteur, Av. Radialista Lima Verde, entre outras. A Leste-Oeste está sendo recuperada ao longo de toda sua extensão, beneficiando 73 mil usuários das 10 linhas de ônibus que circulam diariamente na avenida. No bairro Vila Velha, a parede de um canal que cedeu com as fortes chuvas está sendo refeita, beneficiando 40 mil moradores do bairro.

A Regional II também deu prioridade a obras significativas para a população, como reforma de paralelepídedo das ruas no entorno da Praça Portugal. O calçadão da avenida Beira Mar, também palco de visitação para fortalezenses e turistas, recebeu reformas em seu piso, em frente à feirinha, um de seus pontos mais movimentados. Essa área também passa por reformas no aterro e construção de muro de contenção para evitar nova destruição do piso pela água.

Entre os principais locais de serviços executados na Regional III durante o primeiro mês da Operação estão locais de grande extensão e por onde passam linhas de ônibus: Rua Santo Amaro, entre Franco Rocha e Pernambuco, na divisas dos bairros Pici e Jóquei Clube; Rua Maria José Teixeira com Rua José Goiânia, no Quintino Cunha; e Rua Tenente Lauro, no Jóquei Clube.

Na Regional IV, os bairros de Fátima, Itaoca, Montese, Itaperi, Serrinha, Demócrito Rocha, Damas e Parangaba já receberam intervenções. Antigos pontos de alagamentos como os da Rua José Euclides, no Bairro de Fátima, foram solucionados com a limpeza de bocas de lobo em quase toda a extensão da rua. Grandes corredores de transporte coletivo como a Rua Alberto Magno, no Montese, também já foram beneficiados, melhorando o deslocamento dos usuários das 12 linhas de ônibus que passam pelo local.

Na Regional V, um importante trabalho vem sendo feito no Conjunto Ceará: trata-se da reforma da pavimentação em paralelepípedo da Avenida Central, no trecho compreendido entre as avenidas I e J. A via, uma das principais do Conjunto Ceará. As equipes da Operação Tapa-Buracos continuam trabalhando ainda na Avenida Central, realizando consertos de microdrenagem e pavimentação.

Umas das primeiras obras realizadas pela Operação Tapa-Buracos na área da Regional VI foi a recuperação da Rua Santa Lucrecia, no bairro Paupina. A via, que ficou bastante desgastada, recebeu serviços de reforma da pavimentação e da drenagem, além de recapeamento asfáltico. A obra atendeu a demanda da comunidade que vinha enfrentando problemas de locomoção, já que a rua é passagem para a linha de ônibus Paupina e para a Topic 03 (transporte alternativo). Outro importante trecho recuperado pela Operação foi a Avenida Jornalista Tomaz Coelho, em Messejana, localizada no entorno do Terminal.

Para esta quinta semana, os principais bairros a serem atendidos pela Operação Tapa-Buracos em cada Regional são:

Regional I - Barra do Ceará, Ellery e Jardim Iracema
Regional II - Aldeota, Meireles e Papicu
Regional III - Antônio Bezerra, Henrique Jorge e Pici
Regional IV - Bairro de Fátima, Itaperi e Montese
Regional V - Conjunto Ceará, Genibaú e Granja Portugal
Regional VI - Curió, Parque Manibura e Passaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário