domingo, 14 de junho de 2009

Prefeitura de Fortaleza é trabalho, trabalho, trabalho e cuidado com a saúde da população.













516 novos agentes de saúde começam a trabalhar em 1º de julho
Até agora, a Prefeitura já realizou quatro convocações.
Com a convocação, cidade passa a ter mais de mil profissionais.
A partir do próximo dia 1º de julho, Fortaleza deverá ter mais 516 agentes comunitários de saúde em atividade, totalizando 1.835 profissionais em contato direto com a comunidade. Os novos agentes foram convocados no dia 4 de março pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para o início dos trabalhos, eles deverão comparecer no turno da manhã, a partir das 8 horas, à sede das respectivas Secretarias Executivas Regionais (SERs) para as quais foram aprovados na seleção pública realizada em 2006.

A seleção tinha validade de dois anos, mas foi prorrogada por mais dois em junho de 2008. Outros 953 agentes comunitários de saúde aprovados em primeiro lugar deverão ser convocados, portanto, até junho de 2010. Até agora, a Prefeitura já realizou quatro convocações e existe a previsão de que outros 52 agentes comunitários que tiveram reconhecido o processo seletivo efetuado em 2000 sejam convocados, conforme previsto na Emenda Constitucional nº. 51.

No processo de convocações, a gestão municipal leva em conta as prioridades das microáreas referentes a riscos sociais, ambientais e sanitários. Assim, a lotação dos aprovados é primeiro para os bairros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), maior número de chefes de família com renda inferior a dois salários mínimos, risco de deslizamento, inundação, alagamento e desabamento e elevado índice de mortalidade infantil e infestação de dengue.

Um dos objetivos da atual gestão municipal é garantir que cada equipe do Programa Saúde da Família e Comunidade inclua de quatro a seis agentes comunitários de saúde, atendendo às recomendações da Política Nacional da Atenção Básica. O trabalho do agente é fundamental para as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, pois ele reside na microárea onde é lotado, conhecendo de perto as demandas da população e contribuindo para estabelecer uma relação mais estreita e eficaz dos moradores com outros profissionais de saúde e unidades próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário