terça-feira, 30 de junho de 2009

Viva a diversidade Sexual

Fortaleza diz não à homofobia na grande festa da diversidade



29/06/2009
Aproximadamente 1 milhão de pessoas foram à X Parada pela Diversidade Sexual.
A população de Fortaleza comemorou o Dia Municipal da Consciência Homossexual mostrando por que é contra a homofobia. Entre 900 mil e 1 milhão de pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, foram à X Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, neste domingo 28, para celebrar todas as formas de amor.


A avenida Beira-Mar se cobriu com as cores da diversidade em defesa dos Direitos Humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Grupos de amigos, casais e famílias se uniram aos sete trios elétricos que animaram a festa. De acordo com o major Marden Oliveira, tudo transcorreu num clima de tranquilidade e sem registros de ocorrências graves.


A prefeita Luizianne Lins marcou presença no evento e destacou os dez anos da Parada pela Diversidade, que em sua primeira edição reuniu um público de apenas 300 pessoas.


“No primeiro ano nós tínhamos uma grande bandeira que o público mal podia segurar. Hoje eu vejo essa multidão empunhando várias bandeiras. É um sinal de que Fortaleza está dando seu recado: a construção de uma cidade mais humana e mais justa envolve o respeito a todos segmentos, independentemente da orientação sexual”, destacou.


A X Parada pela Diversidade Sexual do Ceará foi promovida pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), em parceria com associações, fóruns e ONG’s que atuam na defesa de Direitos Humanos, e apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do Governo do Estado do Ceará e do Governo Federal.


Devido ao público que reúne, a Parada que ocorre em Fortaleza todos os anos é considerada a segunda maior do País. Além da prefeita, estiveram presentes no trio da Coordenadoria de Políticas Públicas pela Diversidade Sexual a titular da Coordenadoria, Mitchelle Meira, e os vereadores Acrísio Sena, Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia.



Dia 28 de junho – Em Fortaleza, é o Dia Municipal da Consciência Homossexual, de acordo com a Lei nº. 8.626, de 2002, proposta pela então vereadora Luizianne Lins, com o apoio dos movimentos sociais pela diversidade.



As atividades alusivas à data começaram na última quinta-feira (25) com um café-debate para os servidores municipais, na Cidade da Criança. Na sexta e no sábado (dias 26 e 27), a população contou com uma série de atividades culturais e prestações de serviços na Praça do Ferreira e no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro (Cine São Luiz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário