quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mantega diz que bancos públicos ganharam importância

Os bancos públicos são poderosos instrumentos de resistência à crise. Foi o que afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que esteve presente no seminário “Bancos Públicos: Financiamento ao Desenvolvimento e Regulação Bancária”, em São Paulo.
"Se havia alguma dúvida com relação à importância dos bancos públicos, a crise financeira deixou clara essa importância", enfatizou o ministro. Ele destacou que os bancos públicos são essenciais em momentos de crise, principalmente por funcionarem bem como mecanismo de política monetária. Para ele, as instituições estatais têm alto poder sobre o crédito, o que implica naturalmente em maior liquidez do sistema e melhores taxas.
Segundo o ministro, as economias que menos sofrem com a crise são as que têm sistema econômico estável e uma forte participação dos bancos públicos. Nos países emergentes que formam o chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), como mostrou Mantega, os bancos públicos são responsáveis por uma média de 45% do total de crédito do sistema econômico.
Só no Brasil essa participação chega a 37,5%, sendo que antes da crise era de 34%. Como base de comparação, a fatia de mercado atual dos bancos privados nacionais é de 42% e a dos estrangeiros, 20%. "Quem está sustentando o aumento do crédito nessas economias são justamente os bancos públicos. Se dependêssemos somente dos bancos privados, estaríamos muito pior", disse o ministro.
Na mesma linha, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, também presente ao evento, afirmou que o papel dos bancos públicos é mais importante hoje no Brasil, pois o fortalecimento dessas instituições ocorre ao mesmo tempo em que os bancos privados reduzem o desembolso de crédito. "Hoje combatemos a crise gerando liquidez e crédito e reduzindo o spread e o juros", disse.

Eficiência e lucratividade

Enquanto os bancos privados focam o crédito de curto prazo, os públicos se dirigem a investimentos de longo prazo, que, segundo Mantega, envolvem os setores pouco assistidos e ávidos por recursos no país. Além disso, os bancos públicos fomentam a concorrência no sistema financeiro brasileiro. "Temos um sistema bancário bastante concentrado e, com a alta participação dos bancos públicos, a concorrência melhora", acrescentou o ministro.
Mantega destacou ainda a eficiência e lucratividade dos bancos públicos brasileiros, que são hoje submetidos a altos padrões de eficiência e produtividade. O papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), segundo ele, vem ganhando importância quando comparado a outros instituições de fomento no mundo.
Em termos de desembolso, enquanto o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) liberam juntos US$ 18 bilhões, os aportes do BNDES totalizam hoje 49,8 bilhões. "Tenho certeza que os bancos públicos brasileiros estão cumprindo bem sua missão", concluiu.

A informação é do Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário