terça-feira, 23 de junho de 2009

Por isso a reação desesperada de uma minoria elitista e conservadora . A Prfeitura é só trabalho, trabalho e mais trabalho.













Começam obras da nova rua Demétrio de Menezes

A construção da via irá permitir a ampliação do Terminal do Antônio Bezerra.

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), deu início à construção da nova rua Demétrio de Menezes, que dá acesso à Perimetral, onde já estão sendo realizados os serviços de terraplanagem e pavimentação. A via foi deslocada para permitir a ampliação do Terminal do Antônio Bezerra, que irá beneficiar cerca de 235 mil usuários das 36 linhas de ônibus que circulam diariamente por lá. A obra de ampliação do terminal terá investimento total de R$ 11,2 milhões e a previsão para conclusão é de oito meses.

Após as obras, o terminal terá uma área superior ao dobro da atual, passando de 12.700 m2 para 29.500 m2. Além disso, as entradas e saídas de veículos, pelas avenidas Mister Hull e Coronel Carvalho, facilitarão a circulação de novos ônibus que serão implementados no Sistema Integrado de Transporte Público da cidade a partir de 2010. Articulados e acessíveis, esses veículos têm capacidade para até 160 pessoas.

Tendo em vista a integração de pedestres e ciclistas, o terminal terá um “bicicletário” destinado à guarda das bicicletas dos usuários do sistema de transporte e serão criadas vagas de estacionamento para táxi e mototáxi junto ao local de acesso de pedestres. Toda a obra será pautada pela acessibilidade, prevendo inclusive a construção de plataformas que permitem o embarque em nível, ou seja, sem degraus.

Entre outras melhorias, o terminal irá receber uma nova pavimentação em concreto, que é mais resistente e adequada ao intenso fluxo de veículos pesados. O projeto de arquitetura prevê ainda uma torre de observação - para o controle e a fiscalização do serviço prestado à população - e uma área de convivência para os operadores de transporte.

“Com a reforma dos terminais do Antônio Bezerra e do Papicu, que acontecem nesta primeira etapa do Transfor, mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas com a ampliação do espaço e a redução das filas”, afirma o coordenador do programa, Daniel Lustosa. Durante a gestão da prefeita Luizianne Lins, os terminais passaram por reformas na pavimentação e iluminação. Futuramente, os terminais do Siqueira e da Parangaba também serão ampliados e humanizados.

Sobre o Transfor - Baseado nos conceitos de coletividade e mobilidade urbana sustentável, além da acessibilidade universal, o Transfor irá priorizar o transporte público, implantando três corredores exclusivos para a sua circulação: Antônio Bezerra/Papicu, Augusto dos Anjos/José Bastos e Senador Fernandes Távora/Expedicionários. No total, são 45 km de corredores de transporte, 14 km de duplicações e alargamentos viários, 23 km de restaurações viárias, 30 km de ciclovias, 82 km de rede de drenagem, 164 km de calçadas padronizadas e acessíveis, ampliação e humanização de quatro terminais de integração, 12 obras d'arte – como túneis, viadutos e passarelas, 122 semáforos inteligentes, dentre outras melhorias. A renovação da frota também está prevista com a aquisição de 200 ônibus acessíveis e articulados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário