segunda-feira, 29 de junho de 2009

Frente Ampla do Uruguai irá de Mujica para presidente

O ex-guerrilheiro tupamaro José Mujica será o candidato da governista Frente Ampla nas eleições presidenciais uruguaias de 25 de outubro. Mujica venceu neste domingo (28) as prévias no interior da frente partidária de esquerda, obtendo de 53% a 57% dos votos, conforme pesquisa de boca de urna do instituto Factum.


Mujica ao votar na prévia da Frente Ampla
O ex-ministro da Economia Danilo Astori, que concorreu com Mujica defendendo posições mais ao centro, teve entre 34% e 38% conforme a pesquisa. O prefeito de canelones (perto de Montevidéu), Marcos Carámbula, ficou com 7% a 9%. O diretor da Factum, Oscar Botinelli, apresentou os números no Canal 4 da TV uruguaia.

Mujica hoje é senador pelo MPP (Movimento de Participação Popular), sucessor político dos tupamaros e maior agremiação da Frente Ampla. Durante a ditadura passou 14 anos no cárcere, tornando-se uma lenda viva da resistência. Após a vitória da Frente Ampla em 2004, que elegeu o atual presidente Tabaré Vásquez, foi ministro da Agricultura por três anos, mas deixou a pasta para se permitir uma postura mais crítica face ao governo.

A indicação de Mujica é vista como um passo da Frente Ampla à esquerda. Já Astori representaria uma continuidade do governo de Vásquez, com uma postura de centro-esquerda tradicional, que o levou a considerar longamente a possibilidade de um Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos.

Dois candidatos da direita

Também neste domingo aconteceu a prévia no Partido Nacional (ou Blanco), principal sigla da oposição uruguaia conservadora. O ex-presidente Luis Lacalle foi escolhido para disputar a eleição, obtendo de 56 a 58%. A disputa foi polarizada com Jorge Larrañaga, que teve de 42% a 44%.

O Partido Colorado, também conservador, escolheu para candidato presidencial a Pedro Bordaberry. O filho do ex-ditador Juan Bordaberry (1974-1976) conseguiu entre 74% e 80% conforme a boca de urna.

No Uruguai as prévias dos partidos e frentes são regulamentadas por lei e ocorrem em uma mesma data. A Frente Ampla é considerada a favorita na eleição presidencial, já que os partidos tradicionais, Blanco e Colorado, sofreram um longo desgaste que culminou com a eleição de Vásquez. No entanto, os problemas derivados da crise econômica podem levar a um segundo turno, onde blancos e colorados tendem a se unir contra o inimigo comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário