segunda-feira, 15 de junho de 2009

Escritor argentino traça o perfil de Che como esportista















Nos seus curtos 39 anos de vida, Che praticou 26 desportos, como decodificou o escritor argentino Walter Vodopiviz, autor do livro Che e os desportos. Para Ariel Scharer, outro escritor argentino, Che Guevara foi “o desportista asmático mais célebre da história”, ainda que a sua fama “não proviesse nem do esporte, nem da asma”.
80 anos após o seu nascimento e 40 depois da sua morte, não param de surgir histórias sobre Che Guevara. Relatos que o transportam do mito à realidade, que humanizam o ícone e o símbolo de uma geração. A relação estreita de Ernesto com o desporto (na infância, na adolescência e mesmo na fase de guerrilheiro) destapam-lhe uma face menos visível.
E foi esta ligação umbilical, esta paixão, que levou o escritor argentino Walter Vodopiviz à criação do livro 'Che e os desportos'. O site português Maisfutebol conversou com o autor, que traçou uma resenha mais ampla sobre o esportista Ernesto Guevara. ”Ele não jogou apenas futebol. Nos primeiros anos de vida nadava muito bem na piscina do Sierras Hotel, situado na província de Córdoba, para onde os pais iam com regularidade. E desde muito cedo se tornou um combatente. Não combatía inimigos nas selvas do Congo ou na Bolívia, mas sim uma asma que o acompanhou até à morte”, explica Walter Vodopiviz.
“Foi esse problema que o levou para a natação e o atirou para a baliza no futebol. Ele não podia jogar à frente pois cansava-se rapidamente.”

A obstinação de um lutador

Perante o ar subitamente irrespirável, Ernesto Guevara lutou. Tornou-se um nadador exímio, um goleiro muito razoável e descobriu um talento intrincado para o rúgbi. Nesta modalidade representou oficialmente três clubes: o San Isidro, o Yporá e o Atalaya. “Ficou conhecido como o Furibundo Serna (sobrenome da mãe), pois era duríssimo”, lembra Walter Vodopiviz.
Mais tarde meteu na cabeça a escalada ao Monte Popocatépetl (5.425 metros de altitude) e não desistiu até tocar o cume.
“A sua principal característica enquanto homem do desporto era a obstinação. Podia não ser o mais talentoso, mas compensava essa limitação com a obsessão pelo triunfo. Quando decidiu jogar rúgbi, nem o amigo Alberto Granado acreditou ser possível e desafiou-o a saltar um muro, simulando uma placagem. Pois bem, o Ernesto não só saltou o muro como repetiu o gesto várias vezes. No final, quis placar o próprio Granado”, relata-nos, bem disposto, Vodopiviz.
“Mais tarde jogou basebol em Praga, na República Checa e apaixonou-se por esse esporte. Quando chegou a Cuba, tornou-se um excelente executante da modalidade. E ainda em Córdoba, onde viveu grande parte da infância devido às recomendações médicas -- pois essa cidade tem um clima seco e é propícia aos doentes asmáticos - jogou golfe e tênis com o pai.”

Frente a frente com um mestre do xadrez

Não foi apenas nos esportes ao ar livre que Che Guevara se destacou. Segundo Walter Vodopiviz, também no xadrez mostrou “concentração e talento” assinaláveis. “Em pequeno, o mais complicado era encontrar um adversário à altura. Cresceu e disputou duas partidas (em Mar del Plata e em Havana) contra o mestre Miguel Najdorf, um dos melhores xadrezistas de todos os tempos.”
“Só não derrotou o Najdorf porque foi pouco paciente. Arriscou demasiado. No final do primeiro duelo o campeão polaco até quis oferecer-lhe a mesa do jogo. Mas o Ernesto recusou. Considerou que só os vencedores tinham direito aos prêmios.”
Ernesto adorava o xadrez. “É um passatempo mas também um educador do raciocínio. Os países que têm grandes equipes de xadrezistas marcham também à frente do mundo em outras esferas mais importantes”, defendeu um dia o Che, depois de vencer o campeoníssimo cubano, Rogelio Ortega.

Granado: companheiro de sempre

A primeira viagem de Ernesto Che Guevara pela América Latina chegou a Hollywood pela mão do brasileiro Walter Salles. Na película, o realizador acompanha a expedição de Ernesto e Alberto Granado, inseparável camarada, na moto La Poderosa desde Buenos Aires até à península de Guajira, na Venezuela. A perda da inocência em mais de dez mil quilômetros.
Numa linguagem escorreita, Salles explora a evolução da consciência social e política que desabrocha em Ernesto, colocando num plano subalterno as experiências esportivas mantidas pelos dois colegas ao longo da travessia. E foram muitas, conforme explica Alberto Granado, num emocionante testemunho desde Havana, Cuba.
“Jogamos em Iquique, no norte do Chile, e no Hospital de San Pablo, para leprosos, no Peru. O dinheiro era cada vez mais curto e tínhamos de ser muito criativos. Mas a mais marcante de todas as experiências aconteceu na Amazónia, numa pequena cidade colombiana chamada Letícia”, recorda Alberto Granado.
Voz trémula, lucidez absoluta, a imponência de uma vida riquíssima a cada palavra proferida. “Chegámos à cidade e apresentamo-nos como treinadores de futebol. As pessoas eram humildes e acreditaram nas nossas credenciais. Como a equipa era fraquinha concordamos em jogar e treinar o Independiente Sporting Club. Era assim que se chamava o clube. Creio que já não existe.”

O pênalti nas mãos de Che

Ernesto, limitado pela asma, ocupou a posição de goleiro. “Era valente, metia a cabeça e as mãos em qualquer jogada.” Alberto tornou-se o goleador da equipe. “Chamavam-me Pedernerita, pois todos conheciam o Adolfo Pedernera, que na época era o astro do River Plate.”
A experiência em Letícia durou “alguns jogos, cinco ou seis” e terminou da melhor maneira. “Na final da competição marquei um gol e o Fuser [n.d.r. como Alberto tratava Ernesto] ainda defendeu um pênalti. A vitória valeu-nos dinheiro e alimentos necessários para chegarmos a Bogotá.”
Na capital da Colômbia, conheceram Alfredo Di Stéfano, um dos maiores jogadores de todos os tempos. ''Lembro-me que tudo aconteceu num restaurante. Vimo-lo e não resistimos a meter conversa. Era uma simpatia. Deu-nos dois bilhetes para o amigável entre o Milionários e o Real Madrid.''

Ministro sim, mas nunca na baliza

Alberto Granado ficou mais de dez anos sem ver o amigo Ernesto. “Fui viver para Cuba. Reencontramo-nos em Havana e vi-o pela última vez num jogo de futebol”. Che era, na época, ministro da Economia de Cuba, num governo presidido por Fidel castro.
“Fizemos um jogo contra uns universitários. O Fuser era ministro mas na baliza comportava-se como um goleiro doido. Logo no princípio saiu-se aos pés de um espanhol chamado Arias e deixou todos espantados. Era muito competitivo.”
Ernesto Guevara era adepto do Rosario Central e do Sportivo Alta Gracia. O jogador que mais admirava, além de Di Stéfano, chamava-se Ernesto Chueco García, o “poeta da canhota”.

Madureira: time brasileiro prestigiado

O Madureira Atlético Clube, tradicional agremiação esportiva do subúrbio do Rio de Janeiro foi protagonista de um histórico episódio envolvendo “Che”. Em maio de 1963, dois anos depois de “Che” Guevara ter sido condecorado em Brasília pelo então presidente Jânio Quadros com a “Ordem do Cruzeiro do Sul”, o time carioca disputou cinco jogos em Cuba, vencendo quase todos por goleada: 5 X 2 contra o Industriales, campeão local, 6 X 1 no Municipalidad de Morrón, da Província de Camagüey, 11 X 1 num combinado universitário e 1 X 0 e 3 X 2 em duas partidas contra uma seleção de Havana.
No segundo desses últimos dois jogos, em 18 de maio de 1963, “Che” compareceu ao estádio vestindo um uniforme verde-oliva do Exército cubano. Depois da partida, entrou em campo e saudou todos os jogadores, um por um. Membros da delegação do Madureira lembram que o encontro com “Che” Guevara foi extremamente amigável. Ele foi carinhoso e até distribuiu flâmulas. Depois visitou os jogadores no hotel.
Além de Cuba, o Madureira se apresentou na Colômbia, Costa Rica, El Salvador e México. A excursão foi acertada por José da Gama Correia da Silva, o “Zé da Gama”, português que presidiu o Madureira no biênio 1959/1960 e também atuou como empresário de futebol. Antes, em 1961, o Madureira havia se tornado o primeiro clube de futebol do Brasil a dar uma volta ao mundo.
Mas “Che” não gostava só de futebol. Em seu livro "Che, Periodista-Deportista, Pasión y Aventura", o jornalista argentino Hernán Santos Nicolini afirma que Guevara chegou a praticar 26 esportes. "Foi o esportista asmático mais célebre da história, ainda que sua notoriedade não proviesse nem do esporte e nem da asma", escreveu por sua vez o colega Ariel Scher, no livro "La Pátria Desportista", no qual dedica um capítulo inteiro ao Guevara esportista.

Time argentino homenageia Guevara

Jesus Maria não passa de um humilde lugarejo, 50 quilômetros a norte da cidade de Córdoba, Argentina. O luxo e a ostentação não fazem parte do vocabulário das suas gentes, habituadas às dificuldades de uma arreliadora ruralidade ancestral. Uma ruralidade que castra um povo desconhecedor do significado da palavra "ambição".
Cansada de tantas queixas, uma mulher ergueu-se e decidiu homenagear os valores que sempre nortearam a figura que mais admira. “Ainda e sempre Ernesto Che Guevara”, confidencia Monica Nielsen, co-fundadora e presidente do Clube Social, Atlético e Desportivo Ernesto Che Guevara, fundado em 14 de Dezembro de 2006.
O nome não deixa margem para dúvidas. Este é um clube especial, sustentado no clamor imortalizado do Hasta la victoria, siempre!. “É a maior homenagem que poderia prestar ao Comandante. Fundamos um clube com o seu nome e em sua memória. Competimos na Liga Regional de Cólon e todos os nossos símbolos estão-lhe associados. Respiramos e inspiramo-nos na obra deixada pelo Che.”

40 atletas, um único espírito

Inquietudes convergentes conseguiram o que nunca outros sequer sonharam ousar. Transportar a imagem do médico, guerrilheiro, humanista de Che e passar a sua mensagem dentro dos campos de futebol. Os apoios estatais não existem e é com devoção que Monica Nielsen e restante direção mantêm de pé o Deportivo Che Guevara.
“Somos uma entidade completamente legalizada e juridicamente imaculada. Temos mais de 40 atletas a praticar futebol em dois escalões, mas ainda esperamos que nos cedam um campo. Só a boa vontade da Juventude Agrária de Colon nos permite ter algo parecido com uma sede. São muitas dificuldades”, desabafa Monica Nielsen, “emocionada” por falar pela primeira vez desta obra “a alguém do outro lado do oceano”.
“A minha vida, como a vida de todos os elementos da nossa direção, está definida pelas convicções de Ernesto Guevara. A solidariedade, os valores de partilha e de igualdade. É isso que pretendemos passar aos nossos atletas. É isso que queremos transpor para os jogos de futebol. O Che era um apaixonado por este desporto e, onde quer que esteja, deve sentir-se orgulhoso pela nossa obra.”

10 pesos mensais para homenagear o Che

No clube todos os atletas pagam 10 pesos mensalmente. Servem para liquidar o policiamento aos jogos, o arrendamento do campo e as despesas com a arbitragem. Não, não se trata de qualquer ato ilícito. Na Liga Regional de Colón cada uma das equipas é responsável pelo pagamento de uma determinada quantia à polícia e aos árbitros sempre que assume a condição de visitado.
“Tudo vale a pena quando a fé não é pequena. O Che seria a única pessoa que seguiria, se ainda estivesse vivo. Se conduzirmos a juventude, modelamos o futuro, como ele muitas vezes dizia. É isso que pretendemos fazer também com o nosso clube”, vinca Monica Nielsen.
“Todos os nossos jogadores se identificam com os ideais Guevaristas. São ideais puros, mas irreverentes. É esse também o nosso comportamento em campo. Somos de uma correção inabalável, mas adoramos vencer.”
Nas camisetas, no emblema, na alma, o mesmo símbolo: a inconfundível expressão, a barba farta, a boina negra. Ernesto Che Guevara vive em Jesus Maria e nos campinhos da Liga Regional de Cólon.
Fontes: MaisFutebol e Blog o Nilo Dias
Para ler a série Che Desportista na íntegra, acesse: http://www.maisfutebol.iol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário