sábado, 6 de junho de 2009

Trabalho, trabalho e trabalho. Parabéns população de Fortaleza por mais essa grandiosa e importante obra da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

A Prefeita destacou a importância da limpeza de mananciais para a diminuição do número de ocorrências na Quadra Invernosa.

2009-6-5-luizianne-rv.gif
Foto: Rubens Venâncio.

O manancial passou por uma grande obra de urbanização, orçada em R$ 837.995,10. Os recursos foram destinados para diversas melhorias como a reconstituição da flora com espécimes locais e construção de limites físicos (calçadas e gradis), respeitando o fluxo e refluxo da lagoa, sem obstruir a visão da paisagem. O projeto contemplou ainda anfiteatro, dois quiosques para educação ambiental, três quadras de esporte, pista de skate, um playground, área de ginástica e o calçadão para a prática de cooper, além de uma cabine da Guarda Municipal para garantir a segurança dos frequentadores. Intervenções que, segundo o secretário da SER III, Estevão Romcy, foram determinantes para a região. “O que era um espaço degradado se transformou em espaço de vida para os moradores do Rodolfo Teófilo e outros bairros do entorno da Lagoa”, explica Romcy.

A prefeita Luizianne Lins destacou os avanços da cidade de Fortaleza nesse período de chuvas. “Enquanto, infelizmente, estados vizinhos do Nordeste sofreram grandes inundações que acarretaram prejuízos graves, a nossa cidade está passando por esse período difícil sem nenhuma morte e com apenas 190 ocorrências”, revelou a prefeita. “Isso aconteceu porque nos prevenimos e investimos em limpeza dos nossos recursos hídricos, como canais e lagoas”, explica. Luizianne também comparou o ano de 2009 com 2004, quando mais de 90 mil pessoas foram atingidas. A prefeita conclamou a população para que se aproprie do novo espaço, preservando-o. “Esse espaço é de todos nós e por todos nós deve ser cuidado”, disse.

A melhoria das lagoas é uma preocupação da Prefeitura de Fortaleza. Desde o início da gestão, o município vem realizando um trabalho de limpeza e recuperação dos mananciais para devolvê-los limpos à população. Ação que, para a titular da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Daniela Valente, é de grande importância. “Os espaços não edificados da cidade, como as lagoas, proporcionam principalmente o lazer e a convivência dos cidadãos. Espaços coletivos com qualidade, como a Lagoa do Porangabussu, constroem uma boa cidade para se viver”.

A prefeita Luizianne Lins entregou, nesta sexta-feira, 5, dia do Meio Ambiente, a Lagoa do Porangabussu totalmente urbanizada. Calçadão próprio para a prática de caminhada, arborização, espaços de lazer com parque e quadra de esportes eram antigas reivindicações dos moradores do entorno da Lagoa, no bairro Rodolfo Teófilo, bairro da Secretaria Executiva Regional (SER) III. “Moro aqui há 50 anos e sempre buscamos essas melhoras. O que antes era mato e mosquitos, agora serve para o nosso lazer. É um antigo sonho nosso que agora é uma realidade”, afirmou Eudes Guimarães, 52 anos, vendedor autônomo.

Um comentário:

  1. E aiiiii toiiinnnn,fui aluno e sou professor do curso de odontologia da UFC, praticamente vizinho da logoa,há tres quadras aproximadamente, nunca nhiato temporal de 20 anos vi o espelho d'agua em sua plenitude como agora é deslumbrante..pena a pouca cobertura da grande mídia.. é isso aí abcs do Moacir

    ResponderExcluir