sexta-feira, 5 de junho de 2009

Nossas maravilhosas guerreiras.


















Homenageamos hoje nossa querida militante socialista Francisca trindade que deixou muita saudade com sua partida repentina em julho de 2003. Militante atuante do PT piauiense, atuou no movimento popular. Como parlamentar exerceu mandatos de vereadora, deputada estadual e federal. Nosso blog hoje presta esta singela homenagem a mais uma das nossas maravilhosas guerriras.

FRANCISCA DAS CHAGAS DA TRINDADE nasceu em Teresina em 26 de março de 1966, filha de Raimundo Pereira da Trindade e de Lídia Maria da Trindade. Casada com Edilberto Oliveira e mãe de Camila e Yan.

Fez seus primeiros estudos nos colégios Vaz da Costa (Buenos Aires); Firmina Sobreira (Poty Velho). O ginasial nos colégios Edgar Tito (Memorare) e Leão XIII (Vila Operária). O segundo grau nos colégios Cidade, Teresina e Cursão/Cipreve. Formou-se em Teologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, onde cursava Filosofia.

No bairro Água Mineral, onde residia, começou sua militância nos grupos de jovens da comunidade, onde liderou as organizações e as lutas dos jovens do Bairro e da periferia de Teresina.

Foi secretaria da Pastoral de Juventude do Meio Popular - PJMP da Arquidiocese de Teresina. A militância na Pastoral de Juventude e nas lutas sociais foi um passo para o ingresso na vida política. Foi uma das articuladoras no Estado da organização da Articulação Nacional do Solo Urbano. Participou ativamente como representante do Estado na Central Nacional de Movimentos Populares. Foi fundadora e presidente da Associação de Moradores do Bairro Água Mineral por duas gestões. Daí partiu, com outros companheiros, para a organização da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Estado do Piauí (FAMCC), entidade que congrega várias associações de bairro, da qual foi também presidente e diretora de habitação.

Começou ativamente sua militância política filiando-se ao Partido dos Trabalhadores em 1985, participando da sua organização e construção, ao lado de inúmeros companheiros, contribuindo para difundir a idéia de um Partido de massa, socialista e classista.

Francisca Trindade. PRESENTE




Nenhum comentário:

Postar um comentário