segunda-feira, 25 de maio de 2009

Uma justa homenagem a nossa cultura.














Por solicitação do vereador Ronivaldo Maia (PT), a Câmara Municipal de Fortaleza realiza amanhã, 26, às 14:30min, sessão solene em homenagem aos 30 anos do Movimento Massafeira Livre. Na solenidade, a família do compositor e ex-secretário estadual de cultura Augusto Pontes receberá homenagem, por sua contribuição com a cultura popular cearense.

Segundo o vereador do PT, a solenidade é um reconhecimento à contribuição dos quase 200 artistas e produtores culturais que, em março de 1979, reuniram-se com o intuito de fortalecer a produção cultural do Ceará. “As novas propostas estéticas e musicais apresentadas no Festival Massafeira foram condensadas em um álbum duplo lançado em 1980 e impulsionaram um novo ciclo na música popular cearense”, destacou. Ele disse que ao contrário do que ocorreu com o “Pessoal do Ceará” da década de 70, os compositores do Massafeira Livre - por não sentirem necessidade de atuar no eixo Rio-São Paulo - apostaram no fortalecimento da produção cultural local.

HOMENAGEM - Na solenidade, a família do compositor e ex-secretário estadual de cultura, Augusto Pontes, receberá homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza por sua importante contribuição com o Movimento Massafeira e outras tantas iniciativas de valorização da arte produzida em nosso Estado. Além de ter produzido em parceria com Ednardo o festival e o LP Massafeira Livre, Augusto Pontes também foi o responsável pelo primeiro disco independente da safra “Pessoal do Ceará”, em 1968. O movimento aproximou nomes como Fagner, Belchior, Teti e Ednardo da nova geração de artistas que surgia na década de 80 em nosso Estado.
Do site:http://www.cmfor.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário