sexta-feira, 8 de maio de 2009

Governo vai liberar R$ 300 milhões para estados atingidos por enchentes.









O Ministério da Integração Nacional informou nesta quarta-feira (6) que disponibilizará R$ 300 milhões para dar assistência aos estados atingidos por enchentes. A informação foi dada pelo chefe de gabinete do Ministro, Pedro Augusto Sanguinetti, durante audiência com integrantes da bancada do Ceará no Congresso. Segundo Sanguinetti, a orientação do ministro é que os governadores dos estados atingidos façam o levantamento das necessidades de seu estado, encaminhe ao ministério, que deverá disponibilizar imediatamente, dispensando os trâmites burocráticos, que serão feitos posteriormente.
O deputado José Guimarães (PT-CE), coordenador da bancada cearense, explicou que os recursos iniciais serão apenas para dar assistência à população. “O que o estado pedir para assistência, será atendido imediatamente sem burocracia. No primeiro momento o governo vai socorrer os desabrigados fornecendo alimento, abrigo e medicamentos. Desta forma, basta que os governadores enviem ao ministério um levantamento com o volume de alimentos, medicamentos e colchões que necessitam, e em seguida o governo fornecerá. Temos que repassar essas informações para que os estados encaminhem o pedido de ajuda o mais rápido possível”, afirmou.
Para o estado do Ceará, segundo o ministério, já foram fornecidas ao todo 32 mil cestas básicas e mais de 10 mil colchões. Ao todo, segundo a pasta, mais de 183 mil pessoas já foram afetadas com as cheias no estado.
Reconstrução – O parlamentar explicou que após o atendimento emergencial às famílias afetadas, o governo dará início ao trabalho de reconstrução dos municípios. “A recuperação de estradas, das cidades e de pontes, os prefeitos precisam encaminhar o seu plano de trabalho para que o governo faça a liberação dos recursos, que virá de um outro crédito”, explicou Guimarães
Assessoria de Comunicação Social
Do site: www.guimaraes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário