quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sai um torturador entra um santo.

Em rua do interior de SP, sai Fleury, entra Dom Helder
A cidade de São Carlos, a 235 da capital paulista, conseguiu se livrar de uma incômoda homenagem, ao retirar o nome de Sérgio Fernando Paranhos Fleury de uma rua localizada no bairro de Vila Marina. A Câmara de vereadores aprovou por unanimidade na de 12 de maio projeto de lei do presidente da Casa, Lineu Navarro (PT), que altera o nome da rua para Dom Helder Pessoa Câmara.
Segundo Lineu, a decisão representa “um favor à cidade de São Carlos, ao retirar o nome de um torturador de uma rua e atribuir o nome de um símbolo da paz”.
Ele reconheceu o trabalho daqueles que lutaram para a alteração do nome em anos anteriores, citando os nomes dos ex-vereadores Azuaite França e Emerson Leal, atual vice-prefeito, e também do escritor Deonísio da Silva. O escritor reacendeu a discussão sobre o assunto em entrevista concedida no ano passado.
Lineu informou que nos próximos dias a Câmara realizará um ato para destacar a importância da retirada da homenagem ao delegado Fleury. O delegado participou de um esquadrão da morte que agia em São Paulo e participava pessoalmente das sessões de tortura de presos políticos em São Paulo no final dos anos 60. “Ele representou o que de mais perverso existiu na ditadura militar”, afirmou Lineu.
O projeto de lei que estabeleceu a alteração do nome da rua teve apoio dos moradores, elaboraram extenso abaixo-assinado. Ao projeto também foram anexadas manifestações de organizações não-governamentais como o grupo “Tortura Nunca Mais” e de personalidades e ex-presos políticos que manifestaram indignação com o fato de São Carlos ter homenageado o delegado torturador.
Lineu destacou o trabalho e o exemplo do novo patrono da rua,Dom Hélder Pessoa Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, falecido em 1999, um grande defensor dos direitos humanos que por sua atuação recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.
Em fevereiro de 2008, o Grupo Tortura Nunca Mais encaminhou carta ao poder público de São Carlos solicitando a imediata mudança do nome da rua, de apenas dois quarteirões, ao lado do prédio da Delegacia Seccional de Polícia, na zona norte da cidade.
Do site: www.pt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário