quinta-feira, 7 de maio de 2009

Quando tenho tempo.



Essa é uma foto da nossa estação de radioamadorismo e de radio-escuta. Em nosso modesto “shack” (nome dado as estações de radioamadorismo e/ou radio-escuta) temos rádios transceptores e receptores. Tenho neste "cantinho" curtido o que tem me restado de tempo livre em alguns raros domingos que me sobram dentre os 52 existentes no ano. Gosto muito de fazer contatos(radioamadorismo) com pessoas de outras cidades, estados, regiões e países através das ondas hertzianas, bem como escutar rádios(rádio-escuta) de outros países como China, Rússia, Cuba, Venezuela (que tenho escutado muito) por mtivos óbvios, dentre outos.

Dicionário Básico:

Radioamadorismo: é o nome do hobby. Radioamador é a pessoa autorizada pela ANATEL (no caso do Brasil) para operar, transmitir e receber informações via rádios transceptores. (equipamento que recebe e transmite as ondas de rádio)

Radio-escuta: é o nome dado a qualquer pessoa que se dedica somente a escuta de estações de rádios de outras cidades, regiões, estados e países. Ninguém precisa está autorizado por nenhum órgão público ou privado para a prática de rádio-escuta, basta para isso que tenha um rádio receptor (equipamento que só recebe as ondas de rádio). Quase todos nós temos rádios em casa com faixas de “ondas curtas” (SW). Podemos começar essa maravilhosa aventura com o nosso radinho de pilha de todo dia onde escutamos as faixas de AM e FM, bastando para isso somente virar o seletor de banda para SW.

Não pensem que esse prazeroso hobby está superado pelo advento da internet (em alguns casos ambos se complementam). Pelo contrário o número de adeptos (as) só aumenta em todo o planeta. Estarei usando nosso blog para passar algumas informações sobre o fascinante mundo do rádio amadorismo e da rádio-escuta. É minha contribuição para que leigos no assunto não repitam erros que tenho observados em "dúvidas" às vezes carregadas de preconceitos expressas em "perguntas" ou afirmações do tipo: “Isso ainda existe com a Internet? Isso não é coisa de velho¹ não? Isso é coisa de polícia é? Isso é coisa de rico né?"
Como percebemos há muita desinformação. Infelizmente a falta de divulgação e as leis ultrapassadas que regem nosso hobby,que prioriza a rigidez técnica(deveria ser ética) para os que pleiteiam a licença de radioamador afasta novos adeptos e não os “bagunceiros da faixa” como equivocadamente pensam alguns colegas. Na minha opinião esse fatores, muito mais que o preço dos equipamentos (comento esse assunto depois)inibe a adesão de novas pessoas a mundo fascinante do radioamadorismo. O que se conversa, o perfil dos participantes, freqüências, regras e outros aspectos deste assunto serão comentados em outras postagens.

1.“Coisa de velho”. Nessa expressão não reside somente à incompreensão e o preconceito com as características especificas (sejam elas físicas, psicológicas, emocionais e sociais) das pessoas idosas. Ela também revela uma inconcebível intolerância com a fundamental e necessária convivência harmônica entre as gerações, condição indispensável, se realmente quisermos construir uma sociedade, mais justa, fraterna e igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário