quinta-feira, 14 de maio de 2009

Desempenhando e bem o seu papel. Parabéns ao deputado federal Eudes Xavier por essa iniciativa histórica.

Mais um importante passo para a concretização do projeto de instalação da Universidade Federal da Integração Lusofonia-Afro-Brasileira, a Unilab, foi dado na última quarta-feira (13.05).
O projeto que cria a instituição foi aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O deputado federal Eudes Xavier (PT-CE), foi o primeiro relator do projeto, oportunidade em que emitiu parecer favorável na Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público. O parlamentar cearense vem acompanhando atentamente todo o tramite do projeto, na certeza de que a universidade estará funcionando já em 2010. A matéria segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ainda precisa passar por votação em plenário antes de ser enviado ao Senado. A Unilab será a segunda universidade federal no Ceará e será sediada na cidade de Redenção.
O relatório do Projeto de Lei 3891-A/08, elaborado pelo deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS), que cria a Unilab foi aprovado por unanimidade com duas emendas. Uma delas altera o nome da entidade - antes chamada de Universidade Federal Luso-Afro-Brasileira - e a outra estabelece um plano de cargos para os futuros professores. Em seu parecer, o deputado Carlos Biffi destaca a importância da instituição. “Além dos cursos de ensino superior, a criação da Unilab visa oferecer pesquisas em diversas áreas do conhecimento, promover o desenvolvimento regional, intercâmbio cultural, científico e educacional e extensão universitária, o que fortalecerá a integração entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa“.
De acordo com o deputado Eudes Xavier, também membro da Comissão de Educação, o projeto foi aprovado pela sua importância para a educação brasileira e de todos os demais países contemplados no projeto. Outro fato importante, segundo o deputado Eudes, foi a confirmação da compra do terreno da Universidade pelo Governo do Estado, no valor de R$ 44,2 milhões, bem como a apresentação do projeto pedagógico dos cursos pelo Ministério da Educação. Xavier lembra ainda que das cinco mil vagas que a instituição deve oferecer, a metade contemplará alunos brasileiros e a outra metade a estrangeiros, com prioridade a alunos de países africanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário