quinta-feira, 28 de maio de 2009

Financial Times: Brasil representa o futuro do petróleo latino-americano

Neoliberais tirem as mãos do nosso petróleo.

O Brasil representa o futuro do petróleo latino-americano, em contraste com os problemas enfrentados pelos dois maiores e mais tradicionais produtores da região, Venezuela e México, segundo afirma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário britânico "Financial Times".

"Nos últimos dois anos, a Petrobras, a sofisticada empresa brasileira estatal de capital aberto, descobriu reservas tão promissoras em águas profundas na costa sudeste que os executivos estão comparando esta nova fronteira com o Mar do Norte, que salvou o mundo da crise energética criada pelo Oriente Médio nos anos 1970", diz o jornal.

A reportagem afirma que até agora o Brasil tem gerido bem sua indústria, permitindo que a Petrobras se transforme em "uma das mais avançadas companhias internacionais de petróleo".

Sobre a matéria, o deputado Pedro Eugênio (PT-PE) manifestou satisfação pelo reconhecimento mundial que a Petrobras está recebendo. “Considere que esta é uma visão de um observador externo, imparcial e principalmente conservador (Financial Times) e que está reconhecendo a Petrobras como uma empresa de êxito. É importante lembrar que a Petrobras passa a ser do time principal, não mais dos times secundários no setor petroleiro”.

O parlamentar ressaltou também que é necessário coragem para assumir os riscos de se investir na exploração em águas profundas, como a Petrobras fez. “O Brasil descobriu o pré-sal porque a Petrobras desenvolveu a tecnologia de exploração de águas profundas e possui conhecimento técnico, que permitiu a previsão de possibilidade de um bom resultado. Além disso, a empresa desenvolveu estudos que mostram uma capacidade sem igual junto à coragem da empresa já no governo Lula de realizar projetos caros, coisa que com a acomodação de antes, jamais aconteceria. O reconhecimento do Financial Times serve para reflexão,” sugeriu o parlamentar.

Para Fernando Marroni (PT-RS), o pré-sal foi uma das maiores descobertas do mundo. “No entanto, o que acontece hoje, e que temos que enfrentar é quanto à propriedade do nosso petróleo. Em outros países, os proprietários chegam a pagar 80% e tem 20% do valor. No Brasil, se não mudarmos a situação, o pré-sal será de quem explora. Temos que recomprar a Petrobras, nos tornar de fatos donos de nossa fonte de energia”, defendeu.

O parlamentar também criticou os ataques da oposição feitos à Petrobras, afirmando que quando a divisão de lucros for feita de forma igualitária por todo o Brasil, os próprios cidadãos tomarão conhecimento de que são ‘donos’ da empresa brasileira e que nenhum deputado terá subsídios para atacar o que também lhe pertence.

www.informes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário