quarta-feira, 13 de maio de 2009

Lula em casa. Reconhecendo suas origens e valorizando o sujeito coletivo.





















Em ato no Sindicato, Lula diz que metalúrgicos do ABC são "os caras"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou os metalúrgicos, na noite desta terça-feira (12), durante a comemoração dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, ao dizer que nunca teria chegado onde chegou se não fosse com o apoio da categoria.
"Não existe a possibilidade de um homem sozinho chegar aonde eu cheguei. Tenho clareza de que se não fosse a peãozada, eu não teria chegado. Devo isso a cada metalúrgico anônimo." E finalizou fazendo referência à frase do presidente norte-americano, Barack Obama, dita a ele na reunião do G20, em abril: "metalúrgicos, vocês são os caras".
Foi com o tradicional "ole, ole, ole, olá, Lulá, Lulá" transformado em "ole, ole, ole, olá. Dilmá, Dilmá", que o sindicato recebeu Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no ato solene. O presidente não deixou a ministra de lado em seu discurso, leembranco que Dilma foi presa na ditadura.

Aplaudida de pé ao entrar no auditório do sindicato, a ministra foi a única a receber um buquê de flores. "Nós somos uma categoria guerreira que reconhece uma outra guerreira", disse o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre.

Dilma fez questão de falar sobre o papel das mulheres na luta dos metalúrgicos, e exemplificou com a figura da primeira-dama, Marisa Letícia. "Quero fazer um cumprimento especial a Marisa, que apareceu no filme e mostra claramente o papel das mulheres na luta", disse, em referência ao documentário 50 anos de luta, produzido especialmente para a comemoração e que foi reproduzido assim que o presidente chegou ao auditório.
Além disso, Dilma também lembrou a ditadura e as lutas políticas pela democratização do País. "O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC representa um papel simbólico porque foi uma referência para todos os brasileiros que lutaram contra a ditadura. As lutas democráticas ganharam uma força muito grande."
Os ex-presidentes do Sindicato e metalúrgicos históricos foram enumerados um a um durante os 25 minutos de discurso do presidente Lula, que poderia facilmente ter se estendido caso o avião presidencial não tivesse hora marcada para sair do aeroporto de Congonhas. "Preciso sair daqui às 20h30 porque o avião presidencial precisa sair de Congonhas até no máximo 23h porque senão amanhã sai uma materinha bem bonita dizendo que eu quebrei a lei do silêncio."
Projeto
Durante a solenidade, o presidente Lula recebeu do Sindicato uma proposta de projeto para que o modelo de negociações feito pelos metalúrgicos do ABC, Taubaté, Sorocaba e Salto seja estendido a outras regiões do país. "Não basta que os sindicatos estejam preparados para negociar, é preciso que as empresas também estejam aptas e que passem a enxergar os sindicatos como algo necessário e importante dentro da empresa", disse o presidente do sindicato, Sérgio Nobre. A promessa é de que o projeto na íntegra seja encaminhado ao presidente Lula em dois meses.

Do site: www.pt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário