domingo, 17 de maio de 2009

Manifestações em Berlim e Praga contra crise econômica






Milhares de manifestantes em Berlim, um número calculado em 20 mil em Praga, desfilaram para chamarem a atenção para os problemas de desemprego e pedirem mais proteção, respondendo a um apelo da Confederação Europeia de Sindicatos (CES).

A manifestação de Berlim reuniu largas dezenas de milhares de pessoas, segundo a polícia, perto de 100 mil segundo os sindicatos, e o mote foi: “Combater a crise, um pacto social para a Europa, os responsáveis têm de pagar”.
O líder do sindicato dos metalúrgicos, IG Metall, Berthold Huber, defendeu a criação de um “gabinete para as atividades e o emprego”, numa medida para enfrentar as consequências da crise. “Muitas atividades ficam ameaçadas se não houver um envolvimento e vontade política. Estão em jogo centenas de milhares de pessoas”, declarou.Em Praga, o líder do maior sindicato tcheco pediu “que se faça tudo o que for possível, incluindo estas manifestações a nível europeu, para não deixar que a crise seja usada contra aqueles que não são responsáveis por ela”.Na manifestação, tchecos, alemães, italianos, franceses e trabalhadores e sindicalistas de outros oito países pediram “mais proteção para os trabalhadores” em tempo de crise. A primeira de uma série de quatro grandes manifestações deste gênero ocorreu na passada quinta-feira em Madri, onde dezenas de milhares de manifestantes se deslocaram, incluindo sindicalistas e trabalhadores portugueses. Seguiu-se uma manifestação em Bruxelas, com pelo menos 40 mil participantes.

Blog O Outro Lado da Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário