segunda-feira, 25 de maio de 2009

O outrora "imbatível" capitalismo começa a cambalear.

Países mais ricos sofrem maior queda desde 1960,
O Produto Interno Bruto (PIB) dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) caiu 2,1% no primeiro trimestre de 2009 em relação ao trimestre imediatamente anterior, segundo estudos preliminares divulgados pela entidade nesta segunda-feira.
Trata-se da maior queda desde que a OCDE começou a registrar os dados do PIB, em 1960, e também da terceira queda consecutiva desde o terceiro trimestre de 2008.
Em relação ao mesmo trimestre no ano passado, o PIB dos mesmos países sofreu uma queda de 4,2%.
O país mais afetado nos três primeiros meses de 2009 foi o Japão, com uma queda de 4%, seguido pela Alemanha, com -3,8%. Além deles, sofreram queda Itália (-2,4%), Grã-Bretanha (-1,9%), Estados Unidos (-1,6%) e França (-1,2%).
Juntamente com o Canadá, cujos dados não foram divulgados por serem computados por outra metodologia, estes países fazem parte do chamado G7, das maiores economias do mundo.
Também são membros da OCDE outros países da União Europeia, Coreia do Sul, México, Turquia, Islândia, Suíça, Austrália e Nova Zelândia, mas não foram divulgados dados sobre eles.
Na semana passada, o Japão anunciou ter sofrido, no primeiro trimestre deste ano, a maior contração desde que os registros começaram, em 1955, por causa da queda acentuada das exportações do país.
A Itália também anunciou que seu PIB caiu 5,9% no primeiro trimestre do ano, em comparação ao mesmo período em 2008, a pior queda desde 1980.
Do site: www.pt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário