terça-feira, 12 de maio de 2009

As eleições 2010 e o caminho para "tríplice vitória".

As eleições 2010 e o caminho para “tríplice vitória”

A consolidação do apoio do PT e de outras importantes forças progressistas e de esquerda a reeleição do governador Cid Gomes do PSB, cujo governo é um passo importante na superação do “neoliberalismo” em terras patativenses, a manutenção de um vice petista, duas fortes candidaturas ao senado da base progressista e de esquerda do governo Lula, podem anotar: “é trinca na certa”. Além é claro da eleição de fortes bancadas federal e estadual.
Confirmado esse quadro as chances do tucanato sofrer não só mais uma derrota, mas “a derrota” é grande. É um erro se pensar que a tese de um único nome para o senado das forças progressistas e de esquerda que dão sustentação ao governo Lula, Cid e Luizianne logrará êxito. A equação é simples: havendo só duas fortes candidaturas uma progressista e outra de direita e de oposição ao governo Lula, ganhariam as duas, óbvio só há duas vagas. Nesse caso uma candidatura vitoriosa seria a do bloco progressista e de esquerda de sustentação do governo Lula e a outra a que representa a contramão do processo social e político em curso no país simbolizadas na reeleição do mega-empresário tucano Tasso Jereissati, colaborador assíduo dos governos privatistas de FHC e aliados.
Se o esforço é para virarmos a pagina neoliberal no Brasil e nos estados, como não disputaríamos com um dos mais fiéis representantes e aplicadores da política neoliberal no país, opositor ferrenho do governo Lula e das administrações petistas e aliadas uma importante cadeira no Senado da República? Ainda mais após sucessivas derrotas do tucanato não só na capital com a reeleição no primeiro turno da petista Luizianne Lins, mas em todo estado, onde em cidades importantes a esquerda obteve expressivas vitórias. Está inclusa nesse cômputo a importante eleição de Cid Gomes/Pinheiro governador e vice e Inácio Arruda (PC do B) senador em 2006.
Como então se optar por uma só vaga quando as chances de se ganharmos as duas são cabais? Tal propositura não se sustenta não tem lastro na realidade política que vivemos. Usando uma expressão corrente nos nossos dias, literalmente "isso não existe".
Não se iludam, são fortíssimas e quase imbatíveis duas candidaturas de esquerda e progressistas ao senado (nomes não faltam), coladas com a reeleição do governador Cid Gomes, compondo o palanque da candidatura da sucessora (provavelmente seja de fato a ministra Dilma, aliás, um excelente nome) ou sucessor do projeto democrático e popular em curso no país liderado pelo presidente Lula.
Só uma candidatura progressista e de esquerda ao senado é “dar de bandeja” a outra vaga para o “tucanato”, algo impensável de ser aceito pelas esquerdas. Seria um erro dar uma vaga “de mão beijada” de senador para o tucanato, quando o povo está ávido para tirá-la deles. Cid Gomes do PSB com um vice do PT, Eunício do PMDB e outro nome forte para o senado, é importante que seja do PT, é o caminho aberto para a "tríplice vitória".
Teremos em 2010, mas um passo decisivo na virada de página do fatídico período de domínio tucano-privatista, concentrador de renda, poder e saber também chamado de "neoliberalismo mudancista”. Nada de “dono da verdade” ou “pai da matéria”, é simplesmente o obviolulante. Por o caminho aqui apontado e com o povo e suas lutas, que não podemos esquecer nunca, podemos ir tranqüilos para batalha, o que não significa que será fácil, nunca foi, mas que a vitória será nossa disso não tenho dúvidas. A ousadia é a mãe de todas as vitórias.
Tríplice vitória:
Reeleição do governador Cid Gomes (PSB) e dos dois candidatos ao senado das forças progressista e de esquerda
Antonio Carlos de Freitas Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário