sábado, 4 de julho de 2009

PE: PT divulga novas informações sobre assassinato de Manoel Mattos

O Diretório Estadual do PT de Pernambuco convocou uma coletiva com a imprensa na manhã desta sexta-feira (3) para apoiar formalmente o pedido de federalização das investigações do assassinato do advogado e vice-presidente da legenda, Manoel Mattos e divulgar novas informações sobre o andamento das investigações do crime. Manoel Mattos foi assassinado em janeiro deste ano em uma praia da Paraíba. O pedido de federalização das investigações foi solicitado pelo procurador Geral da República, Antonio Fernando de Souza, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 9 de junho desde ano.

Para a presidenta em exercício do PT, deputada Teresa Leitão, a importância da federalização das investigações decorre do fato do pedido ter sido feito pelo PT, pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e por organizações internacionais diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É uma luta do PT e da sociedade civil. A morte de Manoel ocorreu em um contexto onde o crime organizado tem muita influência e poder”, disse Teresa Leitão. “O PT externa hoje seu desejo que o pedido do procurador geral da República seja acatado pelo Superior Tribunal de Justiça”, declarou a deputada.

Presente na coletiva, o deputado federal Fernando Ferro (PT) explicou que “não é tradição do estado brasileiro deslocar competência de investigações”, por isso, vê como “muito positivo e surpreendente” o pedido do procurador geral da República.

Membro do MNDH, o vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz, também declarou que a decisão do procurador tem status nacional e internacional. “O pedido do procurador não faz menção apenas ao assassinato do nosso companheiro Manoel Mattos, mas que se investiguem todos os crimes naquela região”, disse Marcelo Santa Cruz. Segundo ele, se acatado pelo STJ, este será o primeiro pedido de deslocamento de competência para investigar o assassinato de um militante dos direitos humanos no Brasil.

Segundo informações de advogados do PT, a presidência do STJ já enviou ofícios aos tribunais de justiça dos estados de Pernambuco e da Paraíba solicitando informações sobre o caso, a fim de elaborar sua decisão. Estiveram presentes na coletiva, também, o dirigente do PT Gilson Guimarães; a mãe de Manoel Mattos, dona Nair Ávila dos Anjos, advogados, parentes e amigos.

Assessoria PT-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário