sexta-feira, 13 de março de 2009

Saúde para nossa prefeita.


A jovem prefeita de Fortaleza, professora Luizianne Lins passa bem. Após um pico hipertensivo na noite de ontem a guerreira Luizianne se submeterá a alguns exames por toda a sexta-feira. Logo, logo voltará a sua agenda normal de trabalho. A despeito da disputa política que às vezes usa e abusa do senso comum despolitizado quando reproduz frases do tipo: “político não trabalha” ou “que não faz nada”, a rotina de quem trata a coisa pública com seriedade e respeito à delegação outorgada pelo povo é bem diferente.
Luizianne faz parte desse time. Muito dedicada à cidade, trabalha bastante honrando a delegação do povo para cuidar de uma das maiores cidades do Brasil e do mundo. Reuniões, viagens em busca de recursos, inaugurações de obras e ações governamentais, essas poucas vezes divulgadas pela grande mídia, ou se divulgadas não se é dada a mesma ênfase observada a outros temas a meu juízo de menor importância. A agenda de uma pessoa pública com tamanha responsabilida é naturalmente uma agenda puxada. Parece ser óbvio descrever tal situação. Acho ser importante fazer esse registro.Diante da desinformação, do senso comum, piadas machistas, alienadas e preconceituosas se dizer o óbvio é a melhor coisa a fazer.
Reeleita no primeiro turno por maioria absoluta do povo prefeita de Fortaleza, Luizianne recebeu pela segunda vez o privilégio dado a poucos. Enfrentando uma elite reacionária e acostumada a fazer do público a extensão dos seus negócios. Luizianne vem invertendo a lógica tradicional da política. É fato que para além das "novelas" artificializadas de temas às vezes permeados por um certo preconceito ou da mera disputa política, Fortaleza e o Ceará entraram em um outro ciclo político após a vitória de Luizianne em 2004. O povo não elegeu a guerreira no primeiro turno por acaso, as massas sabem que as conquistas sentidas no dia-a-dia como mais dignidade e respeito ao ser humano de fato aconteceram e continua a acontecer. Problemas sociais, estruturais, miséria não serão sanados no capitalismo, quem afirma que sim está se enganado e enganado aos outros. Luizianne nas campanhas eleitorais ou como mandatária de cargo publico é peremptória nesse pedagógico esclarecimento sincero e necessário.
Diante do exposto nem esperar ''tempo bom " que não vem sem luta, nem se acomodar a força das coisa aparetemente intransponíveis . Ousar, desafiar os poderosos, dar voz aos sem voz, vez aos sem vez, plantar com rebeldia no presente às sementes da nova sociedade. Nada mais incomodo para os conservadores, as elites e os poderosos. Nada mais odiado pelos que querem que tudo permaneça como está ou pior para que continuem no topo da pirâmide sustentada as custas da alienação, miséria e pobreza da grande maioria do povo. Luizianne é humana, sonha, chora, sofre alegra-se e adoece. Luizianne é gente de "carne e osso", como cada um de nós humanos com o seu estilo próprio, e uma marca que faz muita diferença. Uma marca não individual, mas não muito comum no "império da mesmice" e da reprodução quase mecânica da rotina que aliena bilhões de seres humanos todos os dias nos tempos difìceis de “reinado do capital”. Luizianne traz a marca da ousadia, da audácia revolucionária que marca profundamente guerreiros e guerreiras do povo, que desafiam a ordem quase natural das coisas e emergem como expressões coletivas, de sonhos coletivos por serem isso mesmo, expressões humanas demasiadamente humanas de sonhos e desejos coletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário