sábado, 7 de março de 2009

Obama e o secretariado de Fortaleza


No debate sobre o secretariado municipal de Fortaleza, já escutei pérolas do tipo: “Obama anunciou o ministério em vinte dias". Nos EUA existiu a mudança de comando político, houve um partido derrotado (Republicano) e outro vitorioso (Democrata). Não faria nenhum sentido se entrar em um novo governo eleito como oposição ao anterior sem um novo secretariado. Algo totalmente diferente do processo de Fortaleza e de qualquer lugar do planeta onde um projeto é reeleito. Há se necessários ajustes, mas não a pressa ou a lógica de se mudar tudo por conta de um novo mandato. Novo mandato, que da continuidade a um projeto em curso e vitorioso pelo desejo majoritário do povo.

O projeto que governa a capital foi vitorioso. Aliás, muito vitorioso, venceu em primeiro turno, derrotando poderosos adversários. Não há no caso de reeleição a necessidade de se mudar bruscamente ou apressadamente o secretariado o ministério, algo muito diferente de quanto tratamos de eleição.
Em Fortaleza o projeto político em curso foi reeleito. Não há, portanto motivo para uma comparação tão absurda. Óbvio que ajustes podem ser feitos, mas que não podemos ter dúvidas que se trata de duas situações totalmente distintas independente de que governos e projetos políticos estejamos tratando.

Quero ouvir essas pérolas caso Obama seja reeleito após o seu primeiro mandato. Deveremos ter cobranças para que mude todo o ministério em vinte dias. Já pensou um negócio desse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário