terça-feira, 10 de março de 2009

Conquista histórica. Uma vitória da luta e da sensibilidade política


Parte do pronunciamento do vereador Acrísio Sena (PT), líder do Executivo na Câmara, foi voltado para parabenizar os comerciários presentes na galeria da Câmara Municipal. Eles são objeto de lei aprovada hoje, que regulamenta os horários de trabalho dos trabalhadores do comércio. O projeto, que entrou em pauta em 2007, contou, desde o princípio, com o acompanhamento e o apoio do hoje presidente da Casa, Salmito Filho (PT). “Com a sensibilidade e esse entendimento entre a prefeita Luizianne Lins e o presidente da Casa, Salmito Filho, esse projeto de lei não poderia deixar de aparecer logo no início dessa legislatura.”

Acrísio ressaltou como fundamental, no texto da lei, o parágrafo único que determina que a mudança de horário de funcionamento estabelecido na lei e a abertura aos domingos fica condicionada à celebração de acordos ou convenções coletivas de trabalho. Segundo o vereador, a lei deverá ser lançada na Praça do Ferreira, que, para ele, é “o espaço da vida do Centro e dos comerciários.” “Os comerciários não estão contra trabalhar. Estão contra trabalhar e não serem remunerados, estão contra os lojistas desrespeitarem a necessidade de negociar com representantes da categoria para o funcionamento em períodos como o natalino.”

Reivindicações – Acrísio trouxe para a tribuna informações sobre as negociações com os garis. No último dia 12 de fevereiro, uma comissão de vereadores recebeu representantes da categoria na Câmara. Na reunião, ficou acertado que a Prefeitura teria até hoje para apresentar respostas à pauta de reivindicações. Segundo o líder do Executivo, a presidente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Eveline de Sousa Ferreira, reuniu-se com esses representantes e foi apresentado calendário e proposição de soluções.

Acrísio Sena saudou ainda as categorias dos gráficos e dos jornalistas, que estão em campanha salarial. Na ocasião, ele respondeu à nota intitulada “Líder de governo ou de piquete?”, publicada hoje na coluna “Política”, do jornal O Povo, assinada pelo jornalista Fábio Campos. “Tenho orgulho de ter sido presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), assessor do Sindicato dos Comerciários e de colocar meu mandato a serviço do povo e das categorias organizadas da cidade. Não estava fazendo piquete, estava dando solidariedade, assim como outros vereadores que estiveram presentes.” Acrísio disse ainda que irá requerer a inserção da nota nos anais da Casa.

Do site da Câmara Municipal de Fortaleza
http://www.cmfor.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário