terça-feira, 10 de março de 2009

Mandato participativo. Fui, vi e gostei



O dia estava chuvoso, mas a animação dos quase 600 participantes da Plenária do Deputado Nelson Martins, encheram de calor humano o Centro Espiritual Uirapuru, onde ocorreu o evento, no último sábado dia 7 de março.
Apoiadores de cerca de 50 cidades do interior do Estado, da capital Fortaleza e dos municípios da Região Metropolitana, lotaram o auditório da atividade, numa demonstração de apoio e reconhecimento da atuação do parlamentar na Assembléia Legislativa do Ceará. Na ocasião, o deputado Nelson Martins tratou de temas de extrema relevância na conjuntura atual, tanto Estadual quanto Federal, como os investimentos do Governo Lula específicos para o Ceará, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e os Programas Estruturantes do Governo do Estado.
O encontro contou com a presença de políticos, líderes sindicais, comunitários e dos movimentos sociais, além de apoiadores diversos. Na mesa de abertura da plenária destacam-se a participação de Alba Lucy, ícone do movimento sindical, Vera Level, da direção executiva da CUT, Ronivaldo Maia, vereador de Fortaleza e representante da Prefeita Luizianne Lins, Isaac Jr., prefeito de Mauriti, Marcão, Presidente do Sindicato dos Bancários, Elisabeth Gomes, vereadora de Viçosa do Ceará, Antônio Carlos, da executiva do PT estadual, Raimundinho da executiva do PT municipal e representantes dos deputados federais, José Airton, Eudes Xavier e José Guimarães.
A plenária demonstrou apoio a pré-candidatura de Nelson Martins, em 2010, ao terceiro mandato de Deputado Estadual. O encontro foi um momento de partilha de informações, parcerias e amizade. Na programação foi incluído café da manhã e almoço para os participantes.

Bem estar- Dois aspectos da organização da Plenária do Deputado Nelson Martins se destacaram no qusito bem-estar. O primeiro foi o apoio do Curso de Massoterapia da Associação Santo Dias, que levou 27 massoterapeutas oferecendo o serviço de massagens aos participantes. O segundo ponto foi a chamada "creche". Duas recreadoras ficaram responsáveis pelas crianças levadas ao evento, realizando com elas atividades lúdicas e artisticas, como pintura com tinta Guache e modelagem com massa colorida.

Energia

A garantia energética é fundamental para o sucesso de qualquer investimento. O Governo do Ceará vem realizando grandes investimentos na área de geração de energia elétrica. Entre as ações está a construção de uma termoelétirca no Complexo Industrial e Portuário do Pecém e a consolidação do parque de geração de energias alternativas (eólica, solar, marés).

O potencial de energia eólica do Ceará é um dos maiores do Brasil. O estudo estima que o potencial eólico viável cearense é de mais de 25 mil MW (on shore), que podem chegar a 35,5 mil MW pelo aproveitamento da plataforma continental (off shore).

Até o fim de 2009, o Ceará deve liderar a produção de energia eólica nacional ao chegar à marca de 518,33 megawatts (MW) de potência instalada. Desse total, 500,93 MW serão gerados pelos 14 parques eólicos que estão sendo entregues desde 2008 e os 17,4 MW restantes pelos três parques instalados na década de 1990.

Dos 14 novos parques eólicos, seis já entraram em funcionamento, restando nove, que devem ser inauguradas ao longo de 2009.

Em 2008, foram implantadas as usinas de Energia Eólica de Beberibe (em Beberibe), com 25,60 MW de potência; Lagoa do Mato e Canoa Quebrada (em Aracati), com 13,73 MW; Paracuru (em Paracuru), com 23,40 MW; e Taiba-Albatroz (São Gonçalo do Amarante), com 16,50 MW. Em 2009, foi entregue o parque eólico da Impsa Wind na Praia de Parajuru (em Beberibe), com 28,80 MW de potência. Todas as usinas foram instaladas por meio do Programa de Incentivo às Fontes de Energia Alternativas (Proinfa).

O Ceará conta com outros três parques eólicos implantados na década de 1990: Usina da Taíba (em São Gonçalo do Amarante), com 5 MW; Prainha (em Aquiraz), com 10 MW e Praia Mansa (em Fortaleza), com 2,4 MW.

Atualmente, a potência instalada no Estado é de 125,43 MW, o que coloca o Ceará no segundo lugar no ranking nacional de produção de energia eólica. O maior produtor, com 200 MW, é o Rio Grande do Sul.

A energia produzida pelos parques eólicos entra automaticamente no Sistema Nacional de Distribuição de Energia, podendo ser utilizada em qualquer lugar do País, a exemplo da energia produzida pelas hidroelétricas.

O Ceará pretende consolidar essa matriz energética no Ceará a partir de investimentos na infra-estrutura para implantação desses parques e de incentivos aos investidores. Por meio da Secretaria da Infra-estrutura (Seinfra), o Governo tem dado apoio à instalação dos projetos, garantido a infra-estrutura necessária às usinas, como acesso rodoviário, iluminação pública e telefonia.

Além da energia eólica, o Ceará está recebendo no Complexo Industrial e Portuário do Pecém a implantação de uma usina termoelétrica movida a carvão mineral, denominada UTE. A unidade, destinada à geração de energia elétrica, é do consórcio formado pela Energias do Brasil, do grupo português EDP, e pela brasileira MPX.

A termoelétrica terá capacidade de geração bruta de 720 MW, em duas unidades de 360 MW, utilizando carvão mineral importado de baixo teor de enxofre. O prazo de implantação e funcionamento da usina é de três anos. A projeção é que ela opere com sua capacidade total instalada até 2011.

Também devem ser implantadas outras duas termelétricas. A Genpower reservou área para duas usinas: uma de 700 MW, que vai usar coque de petróleo, e outra de 600 MW movida a óleo combustível.

No Estado, também está sendo instalada uma planta solar na cidade de Tauá, no sertão cearense, com capacidade de geração de 50 MW. A usina será construída aos poucos, iniciando, ainda em 2009, com 1 MW; passando para 2MW no ano seguinte; 10 MW em 2011 e assim sucessivamente até aos 50 MW, que devem ser instalados em um prazo de 5 a 7 anos. Ocupando uma área de 250 hectares, o parque de energia solar será o segundo maior do mundo.

Em 2008, foi inaugurada uma usina de biodiesel da Petrobras em Quixadá. A planta cearense é considerada a mais moderna do Brasil, com capacidade de produção de 57 mil litros de biodiesel por ano. Trinta por cento dessa produção será destinada ao consumo interno e o restante passará para outros estados do Nordeste.

Atualmente, existem 8.522 agricultores que cultivam mamona e girassol em 161 municípios cearenses cadastrados para fornecer matéria-prima. A usina de Quixadá tem capacidade para processar todas as variedades possíveis de produção do biodiesel, incluindo até o óleo de cozinha, que poderá ser reaproveitado.

O potencial de consumo médio do estado é de 1300 MW. Com as termoelétricas e usinas eólica e solar, o Ceará será auto-suficiente em energia, passando, depois, a exportá-la.

Outra fonte disponível é o gás natural. O suprimento do gás distribuído pelo Governo do Estado através da Companhia de Gás do Ceará (Cegas) é feito através de duas fontes independentes e distintas: (1) Plataformas de produção de gás em Paracuru com o Gasoduto Paracuru-Fortaleza, com extensão de 96km; (2) Gasoduto Guamaré-Fortaleza-Pecém, com extensão de 382km e 12/10 polegadas de diâmetro. Os resultados são a maior uniformidade na qualidade do gás fornecido e a confiabilidade no fornecimento.

A construção do Gasoduto Guamaré-Fortaleza-Pecém proporcionou uma rede de distribuição com interligação desde Salvador, no Estado da Bahia, até Pecém, no Estado do Ceará, aumentando ainda mais a segurança do seu sistema. A distribuição do Gás Natural na Grande Fortaleza e demais municípios atendidos se faz através de uma rede de gasodutos com cerca de 160 km. Atende consumidores em sete municípios cearenses (Fortaleza; Eusébio; Maracanaú; Pacatuba; Caucaia; Horizonte; Pacajus.
Do site http://www.nelsonmartins.com.br

Estive lá, gostei da energia, participação e determinação de luta da miliância presente no evento. Parabéns para todos e todas que fazem o Mandato popular do Deputadao Nelson Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário