quarta-feira, 18 de março de 2009

Louvável iniciativa. Audiência discute Situação de Crianças com Síndrome de Down




A Síndrome de Down ocorre em médio em 1 a cada 800 nascimentos. A pessoas com a síndrome apresenta retardo mental de leve a moderado.

A deputada Rachel Marques em parceria com o vereador Guilherme Sampaio solicitaram audiência pública para tratar da Situação de Crianças Cearenses com Síndrome de Down. A temática enfocará educação, trabalho e autonomia. A audiência acontece nesta quarta-feira, (18/03), no auditório Almir Pinto no Complexo das Comissões Técnicas da Assembléia Legislativa. Na oportunidade também será lembrado o Dia Internacional da Trissomia 21.

A síndrome de Down é chamada também de trissomia 21 devido ao excesso de material genético do cromossomo 21, a pessoa com síndrome possui três cromossomos no par 21 ao envés de dois, é uma anomalia genética causada durante a formação do feto. A cada 800 nascimento ocorre em médio 1 com a síndrome. O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A data é comemorada desde 2006 e coincide esse ano com os 50 anos de descoberta da anomalia pelo Dr. Jerome Lejeune.

Segundo dados do Ministério da Educação, um total de 654 mil alunos com necessidades especiais estuda em escolas regulares no Brasil. Desses, 306 mil são atendidos em espaços sem adaptação e sem professores especializados. Outros 250 mil estão fora da escola, regular ou especial. De acordo com a Federação Brasileira das Associações Síndrome de Dawn o objetivo das discussões a respeito do tema é que as pessoas com a Síndrome tornem-se cidadãos respeitados, plenamente inseridos nos meios sociais e que tenham o direito à autonomia que só acontece em um contexto inclusivo, desde antes do nascimento, passando pelo processo escolar em classes comuns da escola regular e chegando aos anos da maturidade com direitos e deveres idênticos a qualquer outra pessoa e como sujeitos de direitos, aptos para fazer suas escolhas e viver a sua vida e quando necessário com o devido apoio.

Foram convidados para compor a mesa na audiência: Domingos Timbó representante da Associação Inclusiva de Fortaleza, Dr. Francisco Elnatan de Oliveira Procurador da Procuradoria de Defesa da Educação, Dra. Isabel Maria Salestiano Arruda Porto Promotora da Promotoria de Justiça da Saúde Pública representando a Dra. Socorro França Pinto, Adriana Leite Limaverde Gomes técnica da Equipe de Educação Especial - representado Ana Maria Fontenele Secretária da Secretaria de Educação do Municipio de Fortaleza, Francisco Alexandre Dourado Mapurunga Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho Secretária de Educação Básica do estado do Ceará,Dra. Roza Lina Nascimento Maia Promotora da Promotoria de Justiça e Defesa do Idoso e Portador de Deficiência, Airton de Almeida Presidente do sindicato dos Estabelecimento Particular de Ensino do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário