sexta-feira, 17 de abril de 2009

Unilab uma conquista da cidadania. Resgate da dívida histórica com nossos irmãos e irmãs africanas.


Em Pacoti, Eudes Xavier debate implantação da UnilabData da publicação: 2009-04-15

O deputado federal Eudes Xavier(PT-CE) esteve em Pacoti, no Maciço de Baturité, segunda-feira última (13.04), para participar de uma audiência pública sobre a implantação da Unilab – Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira.
Na oportunidade, o parlamentar cearense explicou e esclareceu dúvidas sobre todo o processo de implantação da instituição de ensino a ser sediada na vizinha cidade de Redenção. O evento foi organizado pelo mandato do vereador Dr. Marcos e aconteceu na quadra da Escola Menezes Pimentel. Cerca de 250 pessoas, entre estudantes, professores e moradores da região, participaram da audiência. Durante o debate, o deputado Eudes Xavier ressaltou a importância do encontro. “Hoje tive a oportunidade de visitar o planalto e outras áreas de Pacoti e ver a vontade do Dr. Marcos em ajudar o povo mais pobre. Ver a preocupação de um médico para com o povo mais pobre de sua cidade, me fez lembrar de um outro grande médico, Che Guevara, que lutou em defesa dos povos mais humildes da terra .A Unilab é um projeto de iniciativa do governo do presidente Lula e do MEC que tem à frente o ministro Fernando Haddad . Esse projeto tem duas simbologias. A primeira é o empenho do governador Cid Gomes em ser parceiro da universidade doando um terreno de 130 hectares para a construção de sua sede. A segunda é ser sediada na cidade de Redenção, primeira cidade do Brasil a abolir o escravos. Me sinto honrado em ter sido escolhido relator e dar parecer favorável para a sua instalação “, destacou Eudes. O vereador Dr. Marcos falou sobre a importância de um investimento federal na região e reforçou a necessidade da construção de uma estrada que ligue diretamente o município de Redenção à Pacoti.
Ainda durante a audiência, o deputado Eudes Xavier destacou o intercâmbio cultural e científico que a universidade irá proporcionar aos estudantes e professores, já que a Unilab vai integrar o conhecimento acadêmico brasileiro com os outros países de Língua Portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O deputado também afirmou que “essa universidade vai desenvolver o potencial turístico e agrário que Pacoti possui, (...) porque só Redenção não vai suportar os 5 mil alunos da Unilab, eles vão morar e contribuir com as outras cidades da região”. Eudes Xavier confirmou seu empenho em lutar por recursos para a construção da estrada Redenção-Pacoti e incluir a reforma da Escola Menezes Pimentel no seu projeto de emenda orçamentária para 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário