terça-feira, 28 de abril de 2009

No caminho certo. Parabéns PT-Fortaleza pelo grande seminário sobre o Modo Petista de Governar

De parabéns o PT Fortaleza que realizou no último final de semana (24 e 25 de abril) um excelente seminário sobre o modo petista de governar na capital. Estive presente em alguns momentos e presenciei debates de alto nível marcado por críticas, sugestões, elogios e encaminhamentos importantes para consolidação do projeto do PT na capital.
Tudo dentro de um clima de muita democracia e participação. As críticas sinceras e verdadeiramente construtivas são mais que importantes. Não me refiro a crítica pela crítica, advinda de uma visão preconcebida ou quando parte de uma clara intenção desestabilizadora por parte da oposição. Sou participe da idéia que os elogios quando sinceros são tão necessários e importantes quanto às críticas. Principalmente quando as ações positivas que vem resgatando a cidadania dos (as) fortalezenses sobretudos os mais sensíveis a exclusão gerada pelo capitalismo são pouco ou quase nunca divulgadas por pela grande mídia. Quando são, é evidente que não estão na mesma proporção que as espetaculosas “denúncias”, quase sempre infundadas, questões relativas à vida particular dos atores políticos, buracos inevitáveis com um inverno da monta do que vivenciamos,o pneu furado do trenzinho da beira mar, a crítica elitista e reacionária a grande confraternização e celebração a paz que se tornou o Réveillon da nossa cidade dentre outros.
Se os partidos de esquerda e seus aliados sociais históricos que governam várias cidades enfrentando interesses arraigados secularmente não puderem reconhecerem e propagandearem na sua integridade os avanços e ações da suas gestões sobre o risco de serem acusados de "puxasaquismo" e "bajulação" (aliás temos de muito mau gosto), quem fará? Esperar pela benevolência da grande mídia em cumprir a sua esquecida já a um bom tempo função social? Está agindo mais que corretamente o PT-Fortaleza, cometeria um erro gravíssimo se não agisse como agiu. Podem acusar o PT de muita coisa, muitas vezes e na maioria delas injustamente. Mas não podem o acusar nunca de que em seu seio qualquer homem ou mulher independente da sua condição social não possa falar livremente o que pensa. Se o Seminário apontou um balanço positivo das ações do governo de Fortaleza, quem não conhece o PT pode ficar sabendo é porque assim pensou e se expressou a maioria absoluta dos presentes, fossem secretários, prefeita, vereadores, dirigentes ou o mais simples e humilde filiado.
Repito o balanço das ações de qualquer governo pelos partidos que o compõe com as críticas necessárias e cabíveis como as ali colocadas é algo legitimo e democrático. O debate idéias é o sangue que da vida ao PT.
Não será a grande mídia (com raríssimas exceções) em sua imparcialidade e neutralidade que fará a divulgação como deveria ser de importantes ações realizadas por governos progressistas. Observo muitas vezes o contrário, algumas ações de importantíssimo alcance social são minimizadas e às vezes até ironizadas, como o programa do Governo Federal Bolsa Família. Pelo menos tem sido assim o funcionamento de boa parte do que chamamos de grande mídia.
Parece que uma voz não identificada sempre orienta que o bom jornalismo é aquele que tem como lema: “o que é bom é obrigação e não precisa ser divulgado o que é “polêmico”, intriga, problema, tragédia, possível irregularidade, falsas disputas devem ser potencializadas e divulgadas exaustivamente”. É como se houvesse uma lógica invisível de insistir que “boatos se transformem em fatos”.
Não me venham meus colegas progressistas do ramo dizer: “que estão cumprindo o seu papel”. É um erro crermos e naturalizarmos que de ao “agirem assim” estão/estamos cumprindo o(nosso) seu papel. Que papel? A função social dos meios de comunicação, estão bem claras nos marcos legais que a regulam e a protege da censura e da perseguição por liberdade de opinião.
Só não me venham com o debate falso em que alguns se escondem invertendo a importantíssima conquista democrática expressa na liberdade de imprensa, para justificar que tudo pode ser tido por mais absurdo que seja sem nenhuma contestação, por mínima que seja. Argüindo a liberdade de imprensa para não se arcar com as conseqüências por informações equivocadas, deturpadas e levianas. Em qualquer setor social e na imprensa na seria diferente tudo que se diz têm conseqüências. Ninguém em uma democracia, nenhuma instituição inclusive a imprensa pode mentir, deturpar os fatos, acusar injustamente quem quer que seja e achar que não deva arcar com as conseqüências dos seus erros. É obvio que a liberdade de imprensa é sagrada como a liberdade de falar o que pensa de qualquer cidadão ou cidadã. Ambos não podem ser tolhidos no seu direito a voz. Ambos, democrática e legitimamente também são passiveis as reações as suas interpretações e opiniões. Isso é a essência da democracia. Se as informações são inverídicas, falsas, jogou na lama o nome e a imagem de alguém, instituição ou cidadão nenhum estará acima das leis ou deixará de responder pela quebra das regras democráticas. Nenhum cidadão ou instituição pública ou privada em uma democracia verdadeira está na condição de inimputável ao ferir as regras de convívio social sintetizadas nas leis que regem a vida societária.
A entrega de 20 ambulâncias para o SAMU, a construção de um conjunto maior que a nova cidade de Juaguaribara, com famílias já sendo transferidas no conjunto Rosalina (1861 unidades habitacionais), 10 novos ônibus para o transporte escolar, o fechamento de vários anexos, a merenda escolar de qualidade e sem roubo, o maior reajuste dos servidores públicos do Brasil, o esporte e lazer nas praças da cidade, o terceiro turno em vários postos de saúde da cidade, mais de 12 mil crianças transportadas de forma inédita para escola na outrora sucateada CTC, desprivatização do 6º andar do Ijf, limpeza e urbanização das lagoas, resgate do nosso carnaval de rua, Centro de referência da mulher, o Cuca da Barra do Ceará(já praticamente pronto), o Hospital da Mulher em construção, o pré-carnaval dentre outras coisas raramente ganham mais que ¼ de páginas nos jornais ou alguns segundos nos noticiários radiofônicos e televisivos. Com o argumento correto de que isso não é mais que a obrigação dos gestores. Obrigação para a esquerda, para direita qualquer ponta de rua asfaltada ganha contornos cinematográficos.Ações importantes, às vezes simples mas com grandiosos resultados sociais são raramente divulgadas. Quando são estão longe da proporção merecida se comparadas as “pautas quentes” e “que vendem”, mesmo se artificiais e inconsistentes.
Esquecem de dizer por outro lado que essas “obrigações” não foram feitas anteriormente (se tivessem estaríamos vivenciando seus resultados) por aqueles que antecederam as atuais gestões petistas na capital e eram escolhidos corriqueiramente por pesquisas insuspeitas como os melhores gestores do Brasil. Lembram a pompa e circunstancia que foram dispensadas pela grande mídia a esses feitos, principalmente quando alcançados pelos representantes das elites.
Os “melhores gestores” municipais de ontem, foram “tão bons” que propiciaram ao presente uma cidade apartada socialmente, desigual com uma brutal concentração de renda.
Em relação à solidariedade prestada à prefeita por companheiros do seu partido por ter superado um problema de saúde recentemente, acho legitimo, humanamente correto e não vejo nenhuma conotação de bajulação ou “puxasaquismo”.
As homenagens, títulos, premiações sinceras ou não (muitas são forjadas) aos membros das elites que acontecem todos os dias, recebem rasgados elogios que são divulgados desproporcionalmente ao seu valor por parte da grande mídia, que reproduzem desta forma a ideologia elitista, patrimonialista, que marca nossa atrasada burguesia. Quando agem assim está valorizando a ostentação aristocrática patética e intempestiva sem por isso lermos uma linha ou escutarmos uma voz sequer chamado-as de “bajulação” ou “puxasaquismo”. Para as “altas paneladas”¹ da sociedade e suas personalidades as homenagens são uma grande festa e um momento sublime de reconhecimento dos seus trabalhos para “o desenvolvimento da cidade,do Estado e da nação”. Mesmo que à custa do suor e do sangue de quem trabalha. Para as pessoas não advindas das camadas abastardas ou do seio das elites qualquer deferência ou homenagem por mais singelas que sejam são logo tratadas como “bajulação” ou "puxasaquismo". Já pensou!

Antonio Carlos de Freitas Souza
Secretário Geral do PT-Ceará
Professor e radialista


1. Termo usado pelo humorista e cantor Falcão para designar a Burguesia local na composição um bodegueiro na Fiec no disco Lindo, bonito e joiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário