terça-feira, 21 de abril de 2009

"Feriado de Tiradentes". Lembremos também de Cipriano Barata. Grande herói brasileiro




















"O homem de todas as revoluções"


Cipriano José Barata de Almeida, também chamado de “Campeão da Liberdade”, se formou em Filosofia e foi uma das figuras mais impressionantes da época da fundação do Brasil. Teve presença marcante na cena pública, sobretudo, através da Imprensa; destacou-se como defensor da liberdade de expressão; foi muito combatido, perseguido, mas também idolatrado.
Defendeu o direito de participação da mulher na vida política, o federalismo e a descentralização de poderes no Brasil e combateu o militarismo. Foi um dos civis que mais conheceu prisões no Brasil.
Para os historiadores, ele era considerado como uma figura pouco lembrada na história revolucionária do Brasil; nativista radical, que punha a liberdade em 1º lugar; era considerado a voz do povo; político e ideólogo representa o momento da fundação do liberalismo no Brasil; resumindo, era o “Herói do Brasil”.
Para ele, a liberdade de imprensa não deve ser interrompida por censura prévia. Dizia em que numa Revolução, o povo reassume a sua autoridade e os seus Direitos e destrói o seu Governo, acabando com tudo velho e criando tudo novo. As guerrilhas são pequenas companhias de caçadores espalhadas em perpétua emboscadas e são as únicas que podem defender o país das dificuldades.
Ressalta que existem muitas desigualdades sociais, mas na realidade o verdadeiro fidalgo é o lavrador; o pedreiro é mais útil e necessário que um Conde e qualquer sapateiro é mais útil do que um Marquês.
Por fim, morre no Rio Grande do Norte, onde o local de seu túmulo desaparece.
Do site:http://www.overmundo.com.br/banco/cipriano-barata-o-idolo-desviante

Nenhum comentário:

Postar um comentário