terça-feira, 28 de abril de 2009

Nordeste em alerta

Salvador tem primeiro caso suspeito de gripe suína

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia confirmou nesta terça-feira a existência de um caso suspeito de gripe suína em Salvador. O brasileiro Alexandre Magno, 40 anos, desembarcou na segunda-feira de um vôo proveniente de Miami, nos Estados Unidos, com os sintomas da doença.
De acordo com informações da secretaria, Magno foi internado no Hospital Otávio Manganeira, em Salvador, com dores no corpo, febre e tosse. Ele está sob observação e passará por exames que podem confirmar se Magno possui ou não a doença.
Com isso, chegam a 12 os casos suspeitos em todo o País. Ontem, o Ministério da Saúde já havia confirmado três suspeitas em Minas Gerais, duas no Rio de Janeiro, duas no Amazonas, duas no Rio Grande do Norte, uma em São Paulo e uma no Pará. Todos os casos referiam-se a viajantes procedentes de áreas afetadas que apresentaram sintomas clínicos semelhantes ao da gripe suína.
Também na segunda-feira, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo descartou, em nota, o diagnóstico de gripe suína para um segundo paciente que estava internado no Hospital Emílio Ribas, na capital. Os exames realizados comprovaram que ele tinha sinusite.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o elevou o nível de alerta da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional da atual fase três para a fase quatro, em uma escala que vai de zero a seis. A decisão foi baseada principalmente em dados epidemiológicos, evidenciando a transmissão pessoa a pessoa e a capacidade do vírus de causar surtos comunitários.
As primeiras ocorrências da gripe suína foram registradas no México. Os Estados Unidos, o Canadá, a Espanha e o Reino Unido também já têm casos confirmados. Somente no México, já foram confirmadas pelo menos 20 mortes pelo vírus. Os casos de mortes suspeitas chegam a 152.

Do site:www.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário