segunda-feira, 13 de abril de 2009

Lira respira aliviado, terminou o campeonato, pelo menos para o Ferroviário.


É óbvio que o técnico Lira não é o único culpado pela desclassificação do Tubarão da Barra. Mas não podemos negar que alguns erros cometidos pelo treinador coral na temporada dentre outras coisas pesaram para o Ferroviário ficar novamente de fora das finais e de sonhar efetivamente com o título do Cearense 2009.
Vamos a alguns dos equívocos (não só do Lira) que se persistirem fica difícil o Ferrão vencer um estadual: falta de garra, elenco ainda limitado para impor respeito aos adversários, vencer uma ou duas vezes Ceará e Fortaleza não dão sustentação psicológica para o time ter confiança que vai ganhar um campeonato. Não adianta vencer uma ou duas partidas de Ceará e Fortaleza e nem sequer empatar as outras, principalmente as decisões, treinador pedindo para o campeonato acabar, sacar atacantes importantes e não utilizar o Jardel em algumas partidas mesmo dentro dos seus limites, culpar a arbitragem para esconder a limitação técnica do time, perder e empatar parar pequenos, perder e empatar além da conta no Elzir Cabral (chega de superstição besta, tem que ter é futebol), treinador passar instabilidade a equipe sendo expulso em praticamente todos os jogos, tremer para Ceará e Fortaleza mesmo estando um pouco melhor(finais do 1° turno acho que o time da Barra estava melhor), golear o Ceará por 4x1 e depois empatar com o Itapipoca, achando pouco depois perder para o Guarany, atacante tentando driblar até a diretoria adversária sem soltar a bola no tempo certo, errar menos passes, sair com mais velocidade da defesa para o ataque, ter laterais (ala) que passem, atacantes que acertem as redes, dentre outras coisas.
Nos últimos anos foi o melhor elenco que o Ferroviário montou, mas tava claro que apesar de Ceará e Fortaleza estarem fazendo um campeonato abaixo das expectativas, não seria ainda a vez do Ferrão. O time tambem não soube aproveitar da situação limitada dos principais adversários. O time era “bom”, repito para ser campeão tem que está sobrando. Confundir uma fase boa no campeonato com um time bom é um grande erro, o Ferroviário será campeão com um time regular durante todo o campeonato ou que embale no último turno, aconteceu o contrário, o time fez um returno pior que o primeiro.
A diretoria tem feito o possível. É preciso de mais ajuda e uma visão mais planejada e estratégica para se ganhar um campeonato. Está fazendo muito e ajudando o time a ser respeitado em todos os sentidos. Ainda falta mais ajuda, grana mesmo dos que amam o Ferrão. Quem sabe o Brasileirão de 2009(mesmo da série D), quem sabe o reencontro da “locomotiva coral” com os trilhos da vitória.
É só lembrarmos de 88, 94 e 95. Não adianta, não há outro caminho é montar um grande time, caso contrário a torcida maravilhosa, vibrante e presente do Tubarão ainda terá que aguardar muito para ver seu time novamente campeão. Tutuba não foi dessa vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário