quinta-feira, 30 de abril de 2009

Energia Brasil. Dilma anuncia início da exploração de petróleo na camada de pré-sal




A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciam nesta quinta-feira (30) o início da produção de petróleo no campo Tupi, maior jazida descoberta pela Companhia no país, com reservas estimadas entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).

Participam do anúncio o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, e o diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella.

O início da extração está previsto para amanhã (1º de Maio, Dia do Trabalhador), em cerimônia no Rio de Janeiro com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Lula pode anunciar a criação uma estatal ou autarquia para explorar a camada do pré-sal. O modelo de exploração é discutido por várias autoridades do governo desde o ano passado.

De acordo com informações publicadas na imprensa, ainda restam algumas dúvidas sobre o modelo — uma das questões sem definição é de que modo seria feita a capitalização da Petrobras. A Petrobras descobriu a região pré-sal em 2007, uma faixa de 800 km que se estende do Espírito Santo a Santa Catarina e que pode conter reservas de 100 bilhões de barris de óleo equivalente. Somente com as reservas já conhecidas de apenas dois campos, o Brasil dobraria as reservas atuais.


Do site:www.pt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário