terça-feira, 4 de agosto de 2009

Luizianne Lins reabre trabalhos na Câmara













Na solenidade, Luizianne destacou que Fortaleza foi a única grande capital do Nordeste sem mortes em decorrência das chuvas.
O resultado do trabalho da Prefeitura de Fortaleza na prevenção aos estragos causados pela quadra chuvosa, a maior dos últimos 20 anos, foi apontado pela Prefeita Luizianne Lins como o saldo positivo do primeiro semestre de sua segunda gestão. Ao discursar na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal nesta segunda-feira, 03 de agosto, Luizianne destacou que Fortaleza foi a única entre as grandes capitais do Nordeste onde ninguém morreu em decorrência das chuvas. “Buraco se tapa. Mas vida humana não consegue se trazer de volta. E, para quem está na gestão pública, imaginar que nenhum fortalezense perdeu a vida por causa das chuvas é gratificante”, declarou, lembrando que esse feito é fruto de um trabalho muitas vezes invisível feito pela Guarda Municipal e Defesa Civil em parceria com outros órgãos do Município e do Estado. Além disso, a limpeza regular de lagoas, riachos, açudes, canais e bueiros somam-se às ações que nos ajudaram a chegar a um feito inédito em nossa cidade: a redução do número de áreas de risco, de 105 para 99.

Para a prefeita, o único saldo negativo trazido pelas chuvas que caíram em 2009 foram os buracos. “Reconheço que buraco é um problema. Mas eles estão sendo tapados, através da Operação Tapa-Buracos, presente em todas as regionais da cidade, dia e noite, mas que precisou aguardar o abrandamento das chuvas para ser iniciada”. Em seu discurso na Câmara, a Prefeita aproveitou para apresentar um balanço da Operação em que se destaca a recuperação dos trajetos originais de 26 linhas de ônibus nas vias de maior fluxo, beneficiando mais de 160 mil pessoas diariamente. Luizianne lembrou ainda que Fortaleza sofre com um problema histórico e que atinge outros grandes centros urbanos do País, que é a drenagem. Mas ela ressaltou que sua gestão já trabalha para buscar alternativas definitivas. Uma delas já se encontra em curso: o Transfor, que prevê 82 km de rede de drenagem. “A gente precisa correr atrás do prejuízo para viabilizar a malha viária”, disse.

Em seu discurso, Luizianne apresentou outras realizações dos primeiros seis meses do ano. Na saúde, destaque para a antecipação do lançamento do Plano Municipal de Controle da Dengue, graças ao qual, apesar de toda chuva, houve uma redução drástica do número de casos da doença em Fortaleza. Outra vitória para a Prefeita foi a cobertura vacinal de crianças e idosos. A campanha de vacinação contra a gripe atingiu 89% do total de idosos da cidade. Contra poliomielite foram imunizadas 96,5% de nossas crianças de 0 a 5 anos, na primeira etapa. O trabalho de profissionais e a colaboração da população tem deixado Fortaleza sempre entre as 5 primeiras capitais do Brasil em índices de cobertura vacinal.

As obras estruturantes começam a tomar forma, a exemplo do primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – o Cuca Che Guevara, que será inaugurado dia 21 de agosto na Barra do Ceará. Para a Prefeita, “trata-se de um feito inédito na área de políticas públicas para a juventude. Local de encontro e convivência, com espaços de troca de experiências, práticas e comportamentos juvenis, o Cuca chega para contribuir na construção de um mundo melhor para os jovens de Fortaleza. São oportunidades gratuitas e diárias de oficinas, cursos e atividades esportivas em diversas modalidades. É assim que a Prefeitura fortalece as ações de combate a todo tipo de exclusão e discriminação sofridas por nossa juventude”.

Luizianne lembrou ainda o Hospital da Mulher, no qual já foram investidos R$ 17 milhões, a maior parte oriunda do Tesouro Municipal. Ela informou que o primeiro bloco já está em fase de finalização de alvenaria, reboco e estrutura metálica da coberta. Os blocos B, C e D estão com 20% a 40% de seus serviços concluídos. Em breve devem ser concluídos os consultórios e a parte administrativa. Da mesma forma os laboratórios e o Centro de Imagens. E, até o final do ano, além de iniciar o funcionamento do primeiro bloco, deve ser concluído o Centro Cirúrgico e as UTIs.

A Prefeita enfatizou em vários momentos a importância de estar presente à reabertura dos trabalhos na Câmara. “A gente se renova toda vida que participa de um momento desses. É fundamental buscarmos em nós a missão pública que cada um recebeu quando foi votado”, disse para em seguida se dirigir a sua bancada: “Somos fruto de um projeto público de forte base popular. Por isso precisamos adotar a postura política que a população espera de seus governantes. Jamais vou dizer uma coisa que eu não possa cumprir. Mas vou fazer o que puder para a construção de uma Fortaleza justa, forte e bela”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário