sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Fortaleza Bela. Com a beleza desse povo que não cansa de lutar.......




Até agora, já foram 122 famílias removidas do entorno da lagoa da Zeza para o conjunto Maria Tomásia, construído no Jangurussu, Regional VI, pela Prefeitura de Fortaleza, através da pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor). Com o fim da remoção, que beneficiará também a comunidade Vila Cazumba, mais duas históricas áreas de risco da cidade estarão extintas, e as gestões municipais de Luizianne Lins terão eliminado, em definitivo, 10 desses espaços que padeciam, principalmente, nos períodos chuvosos.


“Ai, como eu fiquei feliz, esse habitacional é um sonho, acho que eu nem acordei ainda. Só de saber que eu vou dormir tranquila, meu Deus, já é um alívio”, reconforta-se dona Maristela da Silva, 41 anos, que deixou, na última segunda-feira (30), seu barraco no entorno da lagoa da Zeza para ser moradora do Maria Tomásia. Até o próximo dia 18, a meta da Habitafor é remover 1.126 famílias, num total de 5.630 pessoas, das duas mencionadas comunidades para o conjunto que tem área aproximada de 207 mil m².

A Maria Consolação do Nascimento, a dona Consola, de 41 anos, que vive com sua família de cinco pessoas por anos na Vila Cazumba, conta que na comunidade nunca teve equipamento social, nem infraestrutura. “Nossas crianças o tempo todo adoentadas, com bichos de pé. As pessoas defecam em sacos e jogam por suas janelas em nossas portas ou atiram em nossa lagoa. Agora, com a mudança pro Maria Tomásia, a gente se vê vitorioso”, celebra Consola, até por saber que ela e seus vizinhos contam agora também com praças, quadra poliesportiva, jardins e equipamentos sociais. “A gente tá bastante honrado por tanta graça”, conclui –festeira – dona Consola.

Os antigos barracos e casas de alvenaria que estão ficando no passado dessas famílias são imediatamente demolidos e as áreas urbanizadas. Inclusive, a lagoa Zeza será totalmente requalificada e 346 casas nos arredores das duas comunidades receberão melhorias até o fim da atual gestão municipal. Todas essas mudanças na vida desses beneficiados contam com R$ 29 milhões do município, do Orçamento Geral da União, por meio do programa Palafitas Zero, e do Governo Federal, através do Ministério das Cidades.


::SERVIÇO
Entrega do conjunto Maria Tomásia a 1.126 famílias de áreas de risco
Dias: de segunda-feira (30 de dezembro) a 18 próximo
Locais: saindo das comunidades Zeza e Vila Cazumba indo para o conjunto Maria Tomásia
Horários: sempre de 8 às 12h e 13 às 17h

Endereços e Itinerários

Maria Tomásia: rua Verde Quarenta e Quatro, s/n, Regional VI. Siga pela a Expedicionário até a Perimetral. Lá, entre à esquerda. Quando chegar ao Motel 3.000, entre à direita. No final desta avenida, entre à esquerda e siga até o final da linha das topics. Pegue a próxima rua larga à direita e vá até o final dela. Este dito final é em forma de S. Faça o S e siga em frente até o conjunto Maria Tomásia.

Lagoa da Zeza: Na av. Rogaciano Leite, sentido Iguatemi/ BR-116, após o semáforo da Câmara dos Vereadores, entre, à direita, na rua Padre Francisco Pita, que faz esquina com o Centro Integrado de Educação e Saúde – CIES Maria de Lourdes. Daí, siga, que a comunidade da lagoa da Zeza fica entre as ruas Padre Francisco Pita e Castro de Alencar.

Vila Cazumba: No final da av. Rogaciano Leite, sentido Iguatemi/ BR-116), dobre, à esquerda, na av. Desembargador Gonzaga, como quem vai pra Igreja da Glória. Na rua José do Nascimento, dobre à direita. Depois, a primeira à direita, que é a rua Teofredo Goiânia. A comunidade fica do lado esquerdo da rua Teofredo, entre a rua José Leônidas (2ª rua perpendicular) e a av. José Leon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário