terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cuca Che Guevara é o primeiro espaço Mais Cultura do Brasil

A parceria entre MinC e Prefeitura resultou no investimento de R$ 1 milhão e 391 mil para a implantação do cineteatro do Cuca.


Ao ser inaugurado, no próximo dia 10, o Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará, se tornará o primeiro espaço Mais Cultura do Brasil. O Mais Cultura marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica e direito de todos os brasileiros. Na perspectiva da cooperação, articulação e integração, o Ministério da Cultura assina acordos com governos estaduais e municipais para a implementação das ações do Programa. Os espaços são vocacionados a motivar a frequência de jovens e famílias e promover a integração de diferentes grupos sociais, sendo um território de encontro, respeito, paz e gestão compartilhada. Afinado com esse conceito, o Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará, em Fortaleza, desponta implementando o primeiro Espaço Mais Cultura no Brasil.

A parceria entre MinC e Prefeitura resultou no investimento de R$ 1 milhão e 391 mil para a implantação do cineteatro do Cuca. A capacidade do cineteatro do Cuca, que garante a acessibilidade de deficientes físicos, é de 220 pessoas, ocupando uma área de 187 metros quadrados. “No dia da inauguração, exibiremos um filme sobre Che Guevara e também o longa-metragem Céu de Suely, do cineasta cearense Karim Ainouz. Esse também será um espaço aberto a apresentações de teatro dos grupos do entorno e a uma programação cinematográfica diversa, que colocará em evidência, sobretudo, a produção audiovisual local e nacional”, adianta a coordenadora do Cuca, Carla da Escóssia.

Este é também um passo dado em direção à democratização do acesso à atividades culturais, com o intuito de atrair populações de áreas menos favorecidas para as programações culturais. Com este objetivo, durante a inauguração do equipamento, a prefeita Luizianne Lins e o Ministro Juca Ferreira assinam o termo de adesão de Fortaleza ao Mais Cultura, ampliando a atuação do programa na cidade.


Mais Cultura
O programa Mais Cultura foi lançado em 4 de outubro de 2007, e marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto.

A partir desse Programa, o Governo Federal incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na Agenda Social - política estratégica de estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social.

Essa é, portanto, uma das mais importantes conquistas do Ministério da Cultura e de todos os brasileiros - um programa pautado na integração e inclusão de todos segmentos sociais, na valorização da diversidade e do diálogo com os múltiplos contextos da sociedade brasileira.

Na perspectiva de cooperação, articulação e integração, o Ministério da Cultura estabelece parceria com ministérios, bancos públicos, organismos internacionais e instituições da sociedade civil, e assina acordos com governos estaduais e municipais para a implementação das ações do Mais Cultura.

Estruturado em três dimensões articuladas entre si: Cultura e Cidadania, Cultura e Cidades e Cultura e Economia, o MinC prevê, entre outras ações, a criação dos Espaços Mais Cultura, onde o Governo Federal, através do MinC, investe em construção, recuperação ou ampliação de espaços já existentes – tanto nas periferias quanto nos centros urbanos – para a prática de atividades culturais, de criação, de lazer ou de simples convívio social, que estimulem o diálogo e a interação das linguagens artísticas em um mesmo ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário