terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cidade universitária que abrigará a Unilab será construída em Redenção

Entre lideranças comunitárias, membros do governo municipal e políticos locais, os representantes da comissão de implantação da Unilab e o deputado Eudes Xavier explicaram ao povo de Redenção que a ida da Unilab para Baturité é provisória. 28/08/2009

A comunidade da cidade de Redenção estava preocupada com o fato de a Unilab iniciar seus trabalhos na cidade de Baturité. Alem de alavancar a economia e a cultura da cidade, Redenção quer ter o prestígio de receber uma Universidade Internacional. Segundo os técnicos do Ministério da Educação e os engenheiros responsáveis pela obra, Baturité foi escolhida para receber a Universidade Luso-Afro-Brasileira somente provisoriamente. Isso porque o local possui as condições de adequação e infraestrutura necessárias para seu bom funcionamento sem que haja queda de produtividade. A instituição deve funcionar num antigo convento jesuíta e em outros equipamentos públicos federais, como é o caso do CEFET.

O Deputado e os representantes da comissão explicaram que isso está acontecendo porque as obras ainda estão em processo de licitação, devendo iniciar-se assim que concluída essa fase. Por outro lado, o processo de seleção dos primeiros 350 alunos já foi definido e deve acontecer ainda este ano. Serão 35 estudantes de cada um dos oito países de língua portuguesa, sendo o restante das vagas reservadas a brasileiros. Da mesma forma, o processo de seleção pública para a contratação de funcionários e professores ocorrerá até novembro e os profissionais serão escolhidos por uma banca examinadora internacional.

Eudes Xavier, que estava acompanhado de dois estudantes de Guiné-Bissau, convidados para visitar Redenção, disse compreender a apreensão dos moradores da cidade, mas reafirmou a importância de garantir a estrutura que a comunidade luso-africana merece. O deputado também ressaltou o caráter internacional da Universidade e falou da necessidade de manter o rigor universitário, que segundo ele precisa ser respeitado para que a instituição tenha sucesso em seu intuito de ensinar e aprender. “Tudo está sendo feito com muito cuidado”, disse. “É uma fase de adaptação ainda. A sede da Unilab será uma verdadeira cidade universitária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário